Desporto – Resultados de 14 e 15 de maio
17 mai '22 | Desporto
Desporto – Resultados de 14 e 15 de maio
Fim de semana com resultados positivos para as equipas e os atletas do concelho que participaram em competições de futebol e todo-o-terreno.   O fim de semana de 14 e 15 de maio colocou as equipas e os atletas do concelho a competir nas modalidades de futebol e de todo-o-terreno. Em futebol, a manhã de sábado levou as equipas de Petizes e Traquinas da Academia de Futebol do Atlético Clube de Arronches a participar no convívio FUTalegre, que decorre em Nisa. Na mesma modalidade, mas em seniores, as equipas do Futebol Clube Mosteirense e do Sport Arronches e Benfica concluíram a participação no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Portalegre. Com a vitória no terreno do GDR Gafetense por 0-6, o Futebol Clube Mosteirense conseguiu terminar no 2.º lugar, sendo que a primeira posição do campeonato já tinha ficado assegurada pelo Sport Arronches e Benfica, que nesta última jornada recebeu e venceu o FC Crato por 1-0 no Estádio Municipal Francisco Palmeiro. No que toca ao desporto motorizado, mais concretamente ao todo-o-terreno, os pilotos do concelho distribuíram-se por duas provas. No Gáfete TT, participaram em motos: Filipe Fragoso, 3.º na geral e 2.º em TT1, Rogério Filipe, 7.º da Geral e 5.º em TT1 e João Salsa, 8.º da Geral e 3.º em TT2. Já em Pegões, na primeira prova do 17.º Troféu Yamaha, esteve o piloto Ricardo Silva, que na categoria de motos WR 250F, terminou na 5.ª posição.
Academia Sénior voltou a dar ‘Dois Dedos de Conversa’
13 mai '22 | Sociedade
Academia Sénior voltou a dar ‘Dois Dedos de Conversa’
Disciplina de Cidadania recebeu a rúbrica na qual a turma tem oportunidade de conhecer melhor a vida profissional dos convidados.   As aulas da disciplina de Cidadania têm sido o espaço no qual se tem desenrolado a rúbrica ‘Dois Dedos de Conversa’, uma iniciativa que, ao levar alguns convidados, caras bem conhecidas dos arronchenses, até à Academia Sénior, permitem que a turma possa ficar a conhecer melhor a vida e a carreira das referidas personalidades. Desta feita, na tarde desta quinta-feira, dia 12 de maio, a convidada foi a antiga docente e diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Júlia Adega, professora pela qual passaram várias gerações de alunos ao longo das décadas que lecionou nas várias escolas do concelho e que esteve acompanhada pela coordenadora da Academia Sénior e vereadora da Câmara Municipal, Maria João Fernandes. Como habitualmente, os alunos não perderam a oportunidade de satisfazer a sua curiosidade acerca de alguns assuntos relacionados com a carreira da convidada, que, ao passar em revista aquilo que foi o seu percurso, aproveitou também para realçar as diferenças do sistema de ensino de então para o atual. Pelo sucesso que esta iniciativa tem tido junto dos alunos da Academia Sénior, a coordenação pretende continuar a levar as personalidades de Arronches ao contacto com os alunos para aquilo que é uma importante partilha de vivências.   Nota: Para mais fotografias, consulte a página da Academia Sénior de Arronches.
Desporto – Resultados de 7 e 8 de maio
10 mai '22 | Desporto
Desporto – Resultados de 7 e 8 de maio
Além de um festival de caminhadas, atletas e equipas do concelho competiram em várias modalidades, tais como futebol, todo-o-terreno e trail.   Ao longo do fim de semana de 7 e 8 de maio, atletas e equipas do concelho estiveram em várias provas, decorrendo também ao longo dos dois dias duas caminhadas que fizeram parte do Alto Alentejo Walking Festival. Além desses passeios pedestres, realizaram-se três partidas de futebol, destacando-se o resultado da equipa de Infantis da Academia de Futebol do Atlético Clube de Arronches, que ao vencer, em Elvas, o CF ‘Os Elvenses’ por 2-3, conquistou o título do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Portalegre do referido escalão. No futebol sénior, também a contar para o Campeonato Distrital, o Futebol Clube Mosteirense recebeu e venceu, no Campo de Jogos de Mosteiros, o Eléctrico FC por 6-3, enquanto o Sport Arronches e Benfica bateu, fora de portas, a AD Castelo de Vide por 0-2. O Sport Arronches e Benfica segue no primeiro lugar, com 37 pontos, tendo o Futebol Clube Mosteirense ascendido ao terceiro lugar, somando agora 28 pontos, numa altura em que estão decorridas 13 jornadas. Em todo-o-terreno, realizou-se a Baja Oeste de Portugal, prova na qual estiveram os pilotos arronchenses Filipe Fragoso, em motos, não tendo concluído a sua participação e Ricardo Porto Nunes, que, em SSV, alcançou o 11.º na Geral, tendo vencido na sua categoria do Campeonato Europeu. O distrito de Portalegre recebeu também, ao longo do fim de semana, o Ultra Trail de São Mamede, onde esteve o Sport Arronches e Benfica. Na prova de 12 quilómetros, participaram: Eduardo Palmeiro, 50.º na Classificação Geral; Carlos Bigares, 77.º; Dulce Bigares, 114.ª; Paulo Galão, 128.º; Cláudia Rodrigues, 130.ª; Elisabete Pereira, 131.ª; António Parente, 146.º e Gonçalo Palmeiro, 155.º. Nos 22 quilómetros, estiveram: César Estrela, 2.º na Geral e 2.º em Seniores Masculinos; João Ribeiro, 14.º na Geral e 2.º em M40; Cláudio Rodrigues, 130.º da Geral, Marília Andrade, 141.ª e Paulo Arguelles, 238.º. Na prova de 44 quilómetros correram: José Andrade, 10.º e Eduardo Picado, 11.º da Geral. Finalmente, nos 106 quilómetros, estiveram: Luís Lopes, 200.º e Carlos Cruz, 201.º da Geral e ainda Manuel Marques, que não concluiu a sua prova. A Câmara Municipal de Arronches aproveita para felicitar os atletas e equipas pelos importantes resultados conquistados nos últimos dias que muito orgulharão todos os arronchenses.