Ir para Conteúdo

Notícias

Arronches destacada em programa televisivo
06 dez '21 | Gastronomia
Arronches destacada em programa televisivo
Episódio da série ‘Educando a Noa’ gravado no concelho vai para o ar na noite de segunda-feira, dando a conhecer algumas das atrações que podem ver visitadas neste território.   A emissão da série televisiva ‘Educando a Noa’ que vai para o ar nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro, a partir as 21H30, vai ter Arronches como destaque, tendo o programa sido gravado no concelho no passado dia 19 de novembro. Nesse dia, o Chef Chakall e a sua filha, a pequena Noa, vieram à descoberta de parte daquilo que Arronches tem para oferecer a quem nos visita. Assim, estes dois ilustres visitantes do nosso concelho, começaram por se deslocar ao Monte da Faia, onde ficaram a conhecer melhor um símbolo desta região, o porco preto, aproveitando para aprender um pouco mais sobre a criação desta raça tão típica de Arronches. Foi ainda aí, que o Chef Chakall, com o auxílio da sua filha Noa, confecionou o almoço antes de se dirigirem para a vila, onde começaram por conhecer o centro histórico de Arronches. De seguida, pai e filha visitaram o Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, terminando a sua visita nas Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões, na freguesia de Esperança. As imagens desta visita vão poder então ser vistas no canal ‘Casa e Cozinha’, presente nos operadores NOS e Vodafone, respetivamente nas posições 95 e 130.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
3ª Quinzena Gastronómica da Caça
05 nov '21 | Gastronomia
3ª Quinzena Gastronómica da Caça
O calendário gastronómico com a marca ‘Arronches com Sabor – Cozinha com Alma’ vai ser fechado com a realização da 3.ª Quinzena Gastronómica da Caça, certame que se realiza entre os dias 5 e 14 de novembro e que, neste ano de 2021, vai voltar a contar com a participação de sete restaurantes do concelho. Esta terceira edição da iniciativa dedicada aos pratos de caça vai ter a participação de seis restaurantes, todos eles localizados na sede de concelho, isto é, na vila de Arronches. São eles a sede do ‘Atlético Clube de Arronches’, o restaurante do ‘Hotel Rural de Santo António’, ‘O Fosso’, ‘O Valentim’, o ‘Sossega’ e a sede do ‘Sport Arronches e Benfica’. Nos dias em que irá decorrer o evento, os supracitados espaços gastronómicos vão oferecer aos seus visitantes a possibilidade de degustar pratos como Ensopado de Javali, Arroz de Lebre, Lombo de Veado na frigideira, Pombo frito, Empada de Perdiz e Brás de Alheira, tendo o Município previsto promover alguma animação musical, recorrendo a grupos tradicionais da região, em cada um dos restaurantes em alguns dos dias em que irá decorrer esta 3.ª Quinzena Gastronómica da Caça. Esta é, pois, mais uma excelente oportunidade para visitar o concelho de Arronches e disfrutar da tranquilidade que esta região oferece, aproveitando para visitar o vasto património histórico e cultural existente da região e para contactar com as suas gentes que tão bem sabem receber.
3ª Rota dos Petiscos
09 ago '21 | Gastronomia
3ª Rota dos Petiscos
De 13 a 22 de agosto, o Município e os estabelecimentos de restauração convidam a população a visitar o concelho com a realização de mais uma quinzena gastronómica. A Câmara Municipal de Arronches vai promover neste mês de agosto mais uma quinzena gastronómica. Desta feita, a 3.ª Rota dos Petiscos vai realizar-se entre os dias 13 e 22 do referido mês, contando com a participação de sete estabelecimentos de restauração do concelho. Neste certame, os restaurantes aderentes, entre os quais se encontram o ‘Bar do Centro Cultural’, o ‘Hotel Rural de Santo António’, ‘O Fartouce’, ‘O Valentim’, a ‘Sede do Sport Arronches e Benfica’ e o ‘Sossega’ na freguesia de Assunção e ainda ‘O Galinhas – Sede do Futebol Clube Mosteirense’ na freguesia de Mosteiros, foram convidados a apresentar nas suas ementas pratos à sua escolha. Assim, entre os dias do evento, os visitantes destes espaços podem desfrutar de iguarias como ‘Presinhas d’Alguidar’, ‘Codornizes com Molho Vilão’, ‘Caracoletas Assadas’, ‘Conquilhas’, ‘Túbaros de Molho’, ‘Bolinhas de Alheira com Molho de Manga e Amêndoa Crocante’ ou ‘Choco Frito’. A autarquia espera que a realização desta quinzena funcione como um convite para a visita ao concelho e à região, sendo a boa gastronomia um ponto de partida para conhecer o património histórico existente nas três freguesias do concelho, os seus museus e as tradições das suas gentes, que são verdadeiramente o que de melhor Arronches tem.
2.ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau de Arronches
14 mai '21 | Gastronomia
2.ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau de Arronches
Entre 21 e 30 de maio, restaurantes do concelho convidam os seus visitantes a desfrutar de diversas iguarias à base de bacalhau.   Após ficar impossibilitado de realizar a iniciativa no ano passado, devido à pandemia que colocou grande parte da população em casa e fechou temporariamente o setor da restauração, o Município de Arronches vai fazer regressar neste ano de 2021 a Quinzena Gastronómica do Bacalhau, certame que vai para a sua segunda edição e que se desenrolará entre os dias 21 e 30 de maio. Ao longo desse período, os munícipes do concelho e os visitantes desta região estão convidados a provar os diversificados pratos que os nove restaurantes aderentes prepararam e dos quais se destacam, entre outros, “Wellington de Bacalhau”, “Sopa de Batata com Bacalhau”, “Bacalhau Frito”, “Arroz de Bacalhau”, “Bacalhau com Camarão”, “Bacalhau com Broa e Chouriço”, “Bacalhau Assado”, “Empada de Bacalhau” ou “Bruschetta de Bacalhau”. Nesta 2.ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau participam “A Cabana”, a sede do “Atlético Clube de Arronches”, “O Fartouce”, “O Fosso”, “O Valentim”, o “Sabores do Alentejo”, a sede do “Sport Arronches e Benfica” e o “Sossega”, espaços instalados na freguesia de Assunção, a sede de concelho, e ainda o restaurante “A Ribeira”, que se localiza na freguesia de Mosteiros. A Câmara Municipal de Arronches convida assim toda a população a visitar a região do Alto Alentejo e, mais concretamente, este concelho, onde além da boa gastronomia, existe um património histórico de inestimável valor, núcleos museológicos que preservam a tradição destas gentes, que tão bem sabem receber e ainda espaços em contacto com a natureza perfeitos para descansar e relaxar, entre outros locais de interesse nas suas três freguesias. Consulte abaixo a ementa dos restaurantes aderentes:
1
...