Ir para Conteúdo

Notícias

Autarquia adquire desfibrilhadores para instalações municipais
28 dez '22 | Diversos
Autarquia adquire desfibrilhadores para instalações municipais
Após formação de agentes de várias instituições do concelho, Município adquiriu equipamentos para as suas infraestruturas.   Dando cumprimento àquilo que foi um compromisso assumido pelo executivo para com os arronchenses e reforçando as medidas de Proteção Civil adotadas pela autarquia, tendo em vista a segurança da população, o Município de Arronches dotou várias instalações municipais com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE). Com esta medida, pretende-se responder com maior rapidez e com mais eficácia em casos de paragem cardiorrespiratória, sendo que, para o efeito, a Câmara Municipal também promoveu a formação de 18 técnicos, não só colaboradores dos serviços municipais, bem como de pessoal afeto aos clubes desportivos do concelho. Para já, foram abrangidos por esta medida alguns equipamentos desportivos, tais como o Campo de Jogos de Mosteiros, o Estádio Municipal Francisco Palmeiro (onde o aparelho também servirá para apoiar o Pavilhão Municipal de Arronches) ou a Piscina Municipal Miguel Lagarto, tendo sido ainda colocado um DAE no edifício dos Paços do Concelho de Arronches. Os Desfibrilhadores Automáticos Externos foram instalados pela empresa ‘Blue Ocean Medical, Lda.’, tendo o Município de Arronches investido um valor total de 5.453,40€, o qual contempla a aquisição de dois aparelhos, a formação dos supracitados agentes e ainda a celebração de um protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol para a instalação de outros dois aparelhos nos recintos onde se praticam as modalidades de futebol ou futsal.
Município reuniu com deputado da Assembleia da República
27 dez '22 | Diversos
Município reuniu com deputado da Assembleia da República
Ricardo Pinheiro, eleito pelo círculo de Portalegre, esteve com o executivo municipal e visitou zonas afetadas pelas cheias de meados de dezembro.   Na tarde desta segunda-feira, dia 26 de dezembro, o deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo de Portalegre, Ricardo Pinheiro, reuniu com o executivo da Câmara Municipal de Arronches, representado na ocasião pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes. Com esta visita a Arronches, o membro do órgão legislativo procurou saber quais os danos e prejuízos causados pela intempérie que fustigou o concelho e consequentes inundações que ocorreram no corrente mês de dezembro, tendo os autarcas comunicado aquilo que foram os dados recolhidos pelos colaboradores do Município ao longo dos últimos dias. Além desta reunião que decorreu no edifício dos Paços do Concelho, os presentes deslocaram-se ainda ao terreno, para observar algumas das áreas afetadas pelo temporal, tendo sido acompanhados pelos técnicos da Divisão de Obras e Serviços Urbanos, Dulce Bigares e Eduardo Picado. De sublinhar que a autarquia se encontra a desenvolver esforços no sentido de conseguir um apoio capaz de compensar os danos sofridos que se conhecem, estimando-se que o prejuízo total, desde instalações municipais a espaços comerciais e empresariais, propriedades particulares, explorações agrícolas, entre outros, seja superior a dois milhões de euros.
Arronches lança marca para apoiar o comércio local
30 nov '22 | Diversos
Arronches lança marca para apoiar o comércio local
‘Neste Natal apoie o Comércio Local’ é a primeira campanha promovida no âmbito da marca ‘Arronches + Comércio’.   Com o intuito de apoiar os comerciantes e empresários do concelho, a Câmara Municipal criou a marca ‘Arronches + Comércio’ e, ao abrigo da mesma vai procurar, através de várias iniciativas, dinamizar o comércio local, incentivando os consumidores a adquirirem os seus produtos e serviços nas lojas das suas três freguesias. A primeira campanha que vai ser levada a efeito com essa marca vai-se desenrolar já a partir de dia 1 de dezembro e designa-se ‘Neste Natal apoie o Comércio Local’. Com esta campanha, que termina apenas a 6 de janeiro, o Município de Arronches convida a população a fazer compras nos estabelecimentos aderentes, sendo que por cada 15€ em compras é oferecido um cupão de participação, com o qual se fica habilitado a ganhar um de dez cabazes, com produtos igualmente adquiridos nas lojas do concelho, a sortear no dia 12 de janeiro de 2023 pelas 15H30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches.   As lojas aderentes são as seguintes:   Freguesia de Assunção - 'A Loja do Palozé'; - Bazar Chinês; - Cabeleireiro 'Carla'; - Cabeleireiro 'Catarina Flores'; - Cabeleireiro 'Ricardina'; - Cabeleireiro 'Rita'; - Cabeleireiro 'Salão Malmequer'; - Centro de Estética 'Tutti Belli'; - Drogaria 'Jovengrauto'; - Loja 'As Bibis'; - Loja 'Casa Bigares'; - Loja 'Detalhes e Pormenores'; - Loja 'Fernanda Taipas'; - Loja 'Florescer'; - Loja 'Grão de Arroz'; - Loja 'JCC - Informática'; - Loja 'Sabores Autênticos'; - Mercearia 'João Cortes'; - Minimercado 'Anita'; - Ourivesaria 'Áurea'; - Padaria ‘Arguelles’; - Papelaria ‘Botelheiro’; - Papelaria ‘Majó’; - Sapataria ‘Figueira’; - Supermercado 'Amanhecer'; - Supermercado 'Meu Super'; - Supermercado 'MiniPreço'.   Freguesia de Esperança - Cabeleireiro 'Sandra'; - Comércio 'Casa Picado' (Marco); - Mercearia 'Miminhos da Esperança'; - Minimercado 'Celeste'; - Minimercado 'Célia'; - Padaria 'Romofil'.   Freguesia de Mosteiros - Cabeleireiro 'Vanda'; - Mercearia/Padaria 'Casa Estrela'.   Consulte ainda as Normas de Participação que abaixo publicamos:
Continuam os trabalhos do projeto ‘Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro’
29 nov '22 | Diversos
Continuam os trabalhos do projeto ‘Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro’
Município esteve em Reguengos de Monsaraz onde reuniu com os representantes de todas as entidades envolvidas.   A Câmara Municipal de Arronches, representada pelo presidente João Crespo e pela   arquiteta Ana Roque, bem como a Junta de Freguesia de Esperança, na pessoa do secretário José Álvaro, estiveram na passada sexta-feira, dia 25 de novembro, no concelho de Reguengos de Monsaraz e mais concretamente na freguesia de Corval, onde decorreu mais uma reunião que abordou o tema ‘Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro’. Dando seguimento à sessão de trabalho do dia anterior, que decorreu na freguesia de Esperança, tiveram lugar várias apresentações, nomeadamente por parte do presidente do Município de Pampilhosa da Serra, líder do projeto, Rui Simão, das consultoras externas, Daniela Rizzi e Jessica Jansson, que abordaram os valores europeus da Bauhaus e o programa de assistência técnica e resultados esperado, das representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Nilza Caeiro e Sandra Jorge, que falaram sobre a lógica EUROACE e da presidente do Município anfitirão, Marta Prates. No final, o grupo, onde se encontravam ainda os representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Lídia Martins, do Município do Sabugal, Tiago Nabais, das Aldeias Históricas de Portugal, Pilar Reis, da Junta de Extremadura, Ana Olivera, Angel Pardo e Montaña Hernandez, do Ayuntamiento de Llerena, na pessoa da sua alcaldesa Juana Moreno, acompanhada pelo concejal Antonio Abad, os arquitetos do Município de Reguengos de Monsaraz, Ana Margarida Ferreira e Pedro Palheta, a representante da Estação Cooperativa de Casa Branca (Montemor), Alexandra Libânio e alguns empresários locais, pode esclarecer as dúvidas suscitadas ao longo da sessão.
CIMAA promoveu reunião sobre o ‘Programa Regressar’
28 nov '22 | Diversos
CIMAA promoveu reunião sobre o ‘Programa Regressar’
Autarquia esteve presente na sessão de apresentação do programa que decorreu nas instalações do Instituto Politécnico de Portalegre.   A Câmara Municipal de Arronches, representada pela vereadora Maria João Fernandes e pela técnica de Serviço Social, Sónia Pires, participaram numa reunião promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo no auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre onde foi abordado o ‘Programa Regressar’. Apresentado pela equipa do Ponto de Contato para o Regresso do Emigrante, liderada pelo diretor executivo, José Albano, o ‘Programa Regressar’ foi pormenorizadamente enquadrado, tendo sido explicada a sua missão e objetivos, sendo divulgadas as medidas integradas no mesmo e os apoios financeiros do projeto, sendo estudado o planeamento de estratégias conjuntas com as autarquias locais. O ‘Programa Regressar’ surgiu enquanto meio para apoiar emigrantes portugueses, bem como os seus descendentes e outros familiares, de modo que lhes sejam proporcionadas as melhores condições para regressar a Portugal e aproveitar as oportunidades que hoje existem no nosso país. Envolvendo todas as áreas governativas, o programa inclui medidas como um regime fiscal favorável para quem regressa, apoios financeiros para emigrantes ou familiares de emigrantes que venham trabalhar para Portugal ou mesmo uma linha de crédito para apoiar o investimento empresarial e a criação de novos negócios em território nacional. Ao participar nesta sessão, os serviços da Câmara Municipal de Arronches estão mais capacitados para dar resposta aos interessados, que também poderão saber todas as condições de adesão e esclarecer todas as dúvidas que possam existir na plataforma on-line do ‘Programa Regressar’ em: https://www.programaregressar.gov.pt/pt/.   Fotografia: José Albano Marques.