Ir para Conteúdo

Notícias

‘Dois Dedos de Conversa’ na Academia Sénior
22 nov '21 | Sociedade
‘Dois Dedos de Conversa’ na Academia Sénior
Rúbrica faz parte da disciplina de Cidadania e pretende levar vários convidados a uma conversa informal com a turma da instituição.   Com o objetivo de inovar e de fazer coisas diferentes ao longo de cada um dos períodos que compõem o calendário escolar, a coordenação da Academia Sénior de Arronches tem procurado dinamizar cada vez mais as aulas que decorrem de segunda a sexta-feira predominantemente no Centro Cultural de Arronches. Foi nesse sentido que foi criada, na disciplina de Cidadania, a rúbrica ‘Dois Dedos de Conversa’, com a qual se pretende trazer ao contacto com os alunos, alguns convidados com histórias para contar acerca da sua vida, com especial incidência naquilo que é a sua ocupação profissional, aproveitando a turma para satisfazer a sua curiosidade sobre diversos temas. Assim, acompanhados pela coordenadora da Academia Sénior e vereadora da Câmara Municipal, Maria João Fernandes, os dois primeiros integrantes desta rúbrica foram o pároco de Arronches, Fernando Farinha e a professora e diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis. Os alunos não se têm feito rogados, aproveitando todo o período da aula para colocar as suas dúvidas e questões, algo que dá alento para dar continuidade a este projeto, estando já a ser desenvolvidos os contactos para levar mais personalidades do concelho à Academia Sénior de Arronches.   Nota: Para mais fotografias, consulte a página da Academia Sénior de Arronches.
Academia Sénior promove magusto de São Martinho
12 nov '21 | Sociedade
Academia Sénior promove magusto de São Martinho
Convívio que envolveu toda a comunidade da instituição teve lugar na sede do Grupo de Trabalhadores da Câmara Municipal de Arronches.   Além da componente teórica proporcionada pelas disciplinas lecionadas, um dos objetivos da Academia Sénior de Arronches é igualmente a realização de atividades que fomentem o convívio entre os alunos, dinamizadores e pessoas de diferentes gerações, facilitando a partilha de conhecimentos e saberes. Nessa ótica, a instituição organiza diversas iniciativas para comemorar as datas festivas que se distribuem ao longo do ano. Foi um desses convívios que se realizou na tarde desta quarta-feira, dia 10 de novembro, com a comunidade da Academia Sénior a juntar-se na sede do Grupo de Trabalhadores da Câmara Municipal de Arronches, para levar a efeito as comemorações de São Martinho, retomando assim uma atividade que tem sido prática habitual desde o início deste projeto, mas que foi impossível de se realizar no ano transato pelas razões que sobejamente se conhecem. Os alunos tiveram assim dispensa das aulas para marcar presença neste magusto, tendo comparecido praticamente toda a turma, à qual se juntaram os dinamizadores das diversas disciplinas que fazem parte do plano curricular da Academia Sénior e ainda o executivo da Câmara Municipal, representado pelo presidente João Crespo e pela vereadora Maria João Fernandes. Em dia de alegria e confraternização, não faltou a tradicional castanha assada, tão típica desta época festiva, assim como alguns bolos secos, bem como a jeropiga, a água-pé ou a ginja para acompanhar, entre outras opções para todos os gostos.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página da Academia Sénior de Arronches.
Fibra ótica em todas as freguesias no próximo ano
12 out '21 | Sociedade
Fibra ótica em todas as freguesias no próximo ano
Intervenção vai aumentar a cobertura da rede no território do concelho, procedendo-se de igual forma à melhoria das infraestruturas já existentes.   O Município de Arronches e a ‘DSTelecom’ firmaram um acordo de parceria que visa o aumento da cobertura de rede, alargando a mesma até às freguesias de Esperança e Mosteiros, permitindo o acesso ao serviço de banda larga a mais de 90% dos agregados familiares do concelho até ao segundo semestre de 2022, o que permitirá maior largura de banda e melhor qualidade, eliminado assim as barreiras do tempo e do espaço, através da autoestrada digital. Esta expansão, alinhada com o propósito de levar fibra ótica às localidades com menor densidade populacional, contribui, não só para a fixação da população, como também para a criação de novas oportunidades para a região, tornando-se motivo de atração e aumentando, assim, os benefícios económicos e sociais. Assim, o contrato assinado com o grupo ‘DSTelecom, S.A’ para a prestação de serviços de ligação física em fibra ótica em dez pontos de interesse nos aglomerados urbanos de Esperança e Mosteiros, vai significar o investimento total de 119.925,00€ por parte da autarquia. Por outro lado, nos últimos meses já têm estado a decorrer na sede de concelho trabalhos de ampliação da rede na freguesia de Assunção. De acordo com a ‘DSTelecom’, no âmbito desta reformulação vão passar a existir mais 3 novos armários de rua (ROEs), cada um deles com capacidade para albergar até 432 clientes, procedendo-se também à substituição dos cabos existentes por cabos de elevada capacidade de fibra ótica e à construção de extensões de rede para zonas com pouca cobertura, dentro das manchas atuais, sendo igualmente construídos mais equipamentos de ligação de clientes (PLDs), com vista não só a aumentar a capacidade de ligação, mas também garantir uma maior harmonização dos cabos de drop já instalados. De sublinhar ainda que o grupo ‘DSTelecom’ é um operador grossista de telecomunicações responsável pela construção e gestão da primeira e maior rede de fibra ótica FTTH multioperador da Europa, disponível para todos os operadores de telecomunicações.   Nota: Fotografia de arquivo.
Concelho assinalou Dia do Idoso
01 out '21 | Sociedade
Concelho assinalou Dia do Idoso
Câmara Municipal promoveu atividades comemorativas do Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água ao longo desta sexta-feira.   O Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água é, por norma, aproveitado pelo Município de Arronches para promover uma justa homenagem à população sénior, através da realização de um almoço convívio, que junta centenas de seniores das três freguesias do concelho, Assunção, Esperança e Mosteiros, numa festa que é também um agradecimento a quem tanto fez pela sua terra ao longo de décadas. Ainda que o país esteja já numa posição mais confortável em termos pandémicos, ainda não foi neste ano de 2021 que foi possível à Câmara Municipal retomar essa tradição. Não obstante, a autarquia voltou a assinalar esta data e nesta sexta-feira, dia 1 de outubro, começou por levar a efeito uma aula funcional para idosos, lecionada pela técnica do Município, Carla Dias, que se realizou no Jardim do Fosso. Além dessa atividade mais desportiva, o Município abriu ainda as portas do auditório do Centro Cultural de Arronches para duas sessões de cinema, nas quais foi exibida a película ‘Bem Bom’, filme português que aborda a carreira da banda musical ‘Doce’. O executivo da Câmara Municipal, representado pelo vice-presidente João Crespo e pelo vereador Paulo Furtado, estiveram no Centro Cultural, local onde a turma da Academia Sénior de Arronches, liderada pela coordenadora Maria João Fernandes partiu um bolo comemorativo desta efeméride. De realçar ainda que, à semelhança do que já aconteceu anteriormente, o Município fez ainda questão de mimar aqueles que estão integrados em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, oferecendo também um bolo ao Centro de Bem Estar Social de Arronches, ao Centro Social Bom Jesus de Esperança, ao Centro Social de Mosteiros e à Santa Casa da Misericórdia de Arronches.
Academia Sénior inicia ano letivo
14 set '21 | Sociedade
Academia Sénior inicia ano letivo
Sessão de abertura decorreu no Centro Cultural de Arronches, espaço que irá receber a maioria da atividade da instituição.   A Academia Sénior de Arronches iniciou nesta segunda-feira, dia 13 de setembro, o ano letivo 2021/22, com a sessão de abertura, realizada na sala de convívio do Centro Cultural de Arronches, a juntar alunos, dinamizadores e ainda o executivo do Município, representado pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez. Depois de dar as boas vindas a todos os alunos, a coordenadora da Academia Sénior, Maria João Fernandes deu a palavra ao vice-presidente da Câmara Municipal. João Crespo mostrou-se satisfeito com o regresso ao trabalho da instituição, relembrando que de ano para ano a Academia tem vindo a crescer, o que demonstra o bom trabalho realizado quer por alunos, quer por dinamizadores, defendendo a manutenção desta aposta da autarquia no futuro. Por sua vez, Maria João Fernandes, depois de apresentar os dinamizadores das várias disciplinas, explicou aos alunos como se vai desenrolar o dia-a-dia da instituição, com as aulas a terem lugar como habitualmente no edifício do Centro Cultural, com o cumprimento integral de todas as medidas de segurança para evitar a transmissão da infeção por Covid-19. Este primeiro dia do ano letivo foi ainda abrilhantado pela atuação da Tuna da Universidade Sénior da Escola Silvina Candeias, de Portalegre.
Jardim do Fosso recebeu Exposição Canina
31 ago '21 | Sociedade
Jardim do Fosso recebeu Exposição Canina
Concurso atraiu visitantes de vários países com cerca de quatro centenas de exemplares das mais variadas raças de cães em competição na vila de Arronches.   Depois de um ano de interregno pelas razões que são sobejamente conhecidas, o Jardim do Fosso voltou no passado sábado, dia 28 de agosto, a receber a Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo, certame, coorganizado pelo Município de Arronches, pela Associação de Criadores de Ovinos P3, pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Raça Ile-de-France e pelo Clube Português de Canicultura, que vai na sua vigésima oitava edição e que desta feita contou com a participação de cerca de 400 canídeos de criadores e proprietários oriundos não só de todas as regiões portuguesas, como provenientes de países como Espanha, França e Suécia. Perante o elevado número de exemplares participantes, mais cem em relação à última edição, o número de ringues distribuídos pelo Jardim do Fosso subiu de quatro para seis, existindo a obrigação de serem cumpridas, por parte dos concorrentes e dos muitos visitantes que estiveram ao longo do dia naquele espaço, todas as normas de segurança emanadas pela Direção-Geral de Saúde para evitar a propagação do coronavírus que continua a condicionar o dia-a-dia da população. Divididos por raça, os cães em competição foram julgados pelos juízes Carlos Mocho, José Romão, Luís Catalan, Luís Gorjão-Henriques, Luís Pinto Teixeira e Pedro Delerue, tendo-se chegado posteriormente aos melhores da exposição, com destaque para atribuição dos prémios de Melhor Exemplar das Raças Portuguesas e Melhor Exemplar da Exposição. Em relação ao Melhor Exemplar das Raças Portuguesas, o primeiro classificado foi o Perdigueiro Português, seguindo do Podengo Português Pequeno de Pelo Cerdoso e do Cão De Água Português. Já o Melhor Exemplar da Exposição foi o Samoiedo, ficando o segundo lugar para o Cão de Pastor de Brie, fechando o pódio o Schnauzer Miniatura Preto. Na entrega dos respetivos prémios, além dos supracitados juízes, esteve o executivo do Município de Arronches, na pessoa da presidente Fermelinda Carvalho, do vice-presidente João Crespo e do vereador Paulo Furtado, o secretário da Assembleia Municipal, José Ramalho, o presidente da Associação Portuguesa de Criadores Ile-de-France e da Associação dos Criadores de Ovinos P3, José Romão e ainda o delegado do Clube Português de Canicultura, Rui Martins.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.  
Academia Sénior retoma atividade
25 mai '21 | Sociedade
Academia Sénior retoma atividade
Maioritariamente com atividades ao ar livre e mantendo as normas de segurança, aulas vão regressar nos próximos dias.   Tendo em vista a discussão da retoma da atividade, a turma da Academia Sénior de Arronches esteve nesta segunda-feira, dia 24 de maio, reunida no auditório do Centro Cultural de Arronches com a coordenação da instituição e com o executivo da Câmara Municipal de Arronches. À coordenadora da Academia Sénior, Maria João Fernandes e aos dinamizadores Miguel Casaca e Carla Dias, juntou-se nesta sessão o executivo municipal, nas pessoas da sua presidente Fermelinda Carvalho, do vice-presidente João Crespo e dos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez. A presidente do Município aproveitou o momento para endereçar algumas palavras aos presentes, mostrando-se satisfeita pela comparência da esmagadora maioria da turma, algo que revela a vontade dos alunos em regressar à atividade. Fermelinda Carvalho explicou depois a importância de retomar as aulas, ainda que o ano letivo esteja no final, para que as pessoas possam sair de casa e retomar gradualmente a sua vida normal, recuperando também animicamente através do convívio com a comunidade, cumprindo sempre as medidas de segurança impostas pelo momento. Na reunião, ficou estabelecido que as aulas irão ser retomadas ainda neste ano letivo 2020/21, sendo que a atividade se irá pautar maioritariamente por atividades ao ar livre e cumprindo todas as normas de segurança indicadas no contexto da pandemia de Covid-19, para evitar a propagação do coronavírus.
Ruas do concelho animadas pelo ‘Domingão’
10 mai '21 | Sociedade
Ruas do concelho animadas pelo ‘Domingão’
Camião com convidados musicais percorreu as ruas de Arronches, num programa transmitido em direto na SIC na tarde deste domingo.   O concelho de Arronches foi de facto a “capital da animação”, tal como disse o artista Emanuel, um dos coapresentadores, juntamente com Luciana Abreu, do ‘Domingão’, programa da SIC transmitido em direto desde as freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros na tarde deste domingo, dia 9 de maio. Foi na freguesia esperancense que começou a festa, com o povo a sair à rua para saudar os artistas que ao longo da tarde atuaram no camião do programa. De Esperança, a comitiva seguiu em direção a Mosteiros, onde a população se mostrou igualmente bastante satisfeita por ter a oportunidade de conviver, ainda que respeitando as normas de segurança da atualidade, com as estrelas televisivas. A mesma felicidade foi visível na freguesia de Assunção, sede do concelho de Arronches, onde terminou o roteiro desta visita. Ao longo de mais de cinco horas, a emissão alternou entre os estúdios da SIC e o camião do ‘Domingão’, em rota por Arronches, onde atuaram artistas como Chave d’Ouro, Élvio Santiago ou Irmãos Verdades, que fizeram as delícias dos arronchenses, cuja saudade de espetáculos desta natureza despertou alguma emoção, visível no rosto de alguns dos cidadãos que assistiram à passagem da caravana. De realçar ainda a entrevista efetuada à presidente do Município, Fermelinda Carvalho, que falou um pouco sobre a dinâmica do concelho e a quem foi transmitida, à sua pessoa e ao vice-presidente da Câmara Municipal, João Crespo, enquanto representantes dos munícipes, uma mensagem de agradecimento por parte de toda a equipa da SIC, pela hospitalidade com que foi recebida em Arronches, tendo ainda sido proferidos rasgados elogios à envolvente de todo o concelho e à beleza de cada uma das três freguesias do mesmo.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Arronches assinalou Dia da Liberdade
26 abr '21 | Sociedade
Arronches assinalou Dia da Liberdade
Cerimónia de içar da bandeira decorreu nos edifícios autárquicos, num fim de semana em que se promoveu o regresso do cinema.   Neste domingo, dia 25 de abril, assinalou-se um pouco por todo o país o 47.º aniversário daquela que ficou conhecida como a Revolução dos Cravos e cuja data marca anualmente o Dia da Liberdade. Arronches não foi exceção e a Câmara Municipal, assim como as três Juntas de Freguesia locais, celebraram, ainda que de forma mais comedida, esta importante efeméride. Assim, ao início da manhã, as entidades convidadas reuniram-se à Praça da República, onde no edifício dos Paços do Concelho, a presidente da autarquia, Fermelinda Carvalho, acompanhada pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bigares, procederam ao içar da bandeira nacional e da bandeira com o brasão da vila de Arronches. A mesma cerimónia decorreu nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, desta feita com a bandeira da nação a ser acompanhada pela bandeira da respetiva freguesia. A hastear estes símbolos, estiveram os presidentes de Junta, acompanhados pelos presidentes de Assembleia de Freguesia, respetivamente, José Louro e Joaquim Nunes, Diamantino Ribeiro e Luís Janeiro e ainda Diamantino Pinto e Paula Palma. De realçar ainda que, neste fim de semana, o Município de Arronches promoveu o regresso do cinema ao auditório do Centro Cultural, após o interregno provocado pelas medidas de controlo da pandemia de Covid-19. Foram dois os filmes exibidos, um na noite de sexta-feira e outro na manhã de domingo, este mais direcionado para o público infantil. No regresso da sétima arte ao Centro Cultural de Arronches, foram cerca de oito dezenas as pessoas que se deslocaram ao auditório para assistir à exibição das películas.
Ambulância oferecida aos Bombeiros Voluntários
16 abr '21 | Sociedade
Ambulância oferecida aos Bombeiros Voluntários
Através de um subsídio atribuído pela Câmara Municipal, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches passou a dispor de uma nova ambulância.   A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches dispõe de uma nova ambulância de transportes múltiplos, que permite o transporte de utentes sentados, em maca e cadeiras de rodas, tendo este equipamento sido entregue na manhã desta sexta-feira, dia 16 de abril ao quartel. O veículo foi recebido por um grupo de elementos da corporação de bombeiros, encabeçado pelo comandante Ricardo Pinto, pelos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, cuja Direção é presidida por João Crespo e ainda pelo executivo da Câmara Municipal, liderado pela presidente Fermelinda Carvalho. Foi precisamente através da atribuição de um subsídio do Município, no valor de 55.660,38€, que foi possível a aquisição desta viatura de socorro. Numas breves declarações, a edil de Arronches referiu que apoiar estas instituições é um dever da autarquia, sublinhando que a Câmara Municipal, desde que é presidente, já ofereceu quatro ambulâncias aos Bombeiros Voluntários, além de outros apoios que já superaram um milhão de euros. Fermelinda Carvalho realçou o bom trabalho desenvolvido pela associação, desde a Direção ao Comando e mostrou-se certa que esta, hoje com mais valências e com maior capacidade de resposta, vai continuar a prestar bons préstimos à população arronchense. Por sua vez, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches agradeceu à Câmara Municipal não só pela possibilidade de adquirir esta ambulância, como por todo o apoio que autarquia tem concedido ao longo dos anos, que tem sido imprescindível para o dia-a-dia da instituição. Este equipamento era uma necessidade e vem dar mais condições a uma frota com veículos já com alguns anos de existência. João Crespo acabou também por fazer uma breve retrospetiva do trabalho desenvolvido mais recentemente pelos Bombeiros, destacando que hoje há maior capacidade operacional e dessa forma, a corporação, que conta com dezanove elementos no quadro pessoal, pode prestar um melhor serviço à comunidade.
Autarquia implementa Estratégia Local de Habitação
13 abr '21 | Sociedade
Autarquia implementa Estratégia Local de Habitação
Projeto encontra-se numa fase inicial, pedindo-se a participação da população para a elaboração de um diagnóstico, tendo em vista a resolução de situações de carência, promovendo soluções habitacionais dignas para todos.   A Câmara Municipal de Arronches, com a colaboração do grupo ‘Blue Capital Advisors, Lda.’, encontra-se a elaborar uma Estratégia Local de Habitação, estando este projeto no seu início, numa fase em que se está a proceder à elaboração de uma base de diagnóstico das carências existentes, tendo em vista a definição das áreas de regeneração urbanas e as soluções habitacionais possíveis. Com a implementação desta Estratégia Local de Habitação, o grande objetivo do Município passa por poder enquadrar candidaturas de cidadãos a programas de financiamento para promover soluções habitacionais dignas para todos, nomeadamente com base no ‘1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação’. Nesta primeira fase, a autarquia apela à participação dos munícipes na resposta a um inquérito, o qual respeita a política de privacidade do inquirido, que pode ser respondido no site da Câmara Municipal (em https://forms.gle/pqKkWMaNv7gj8tNc8). Pretende-se que este formulário seja preenchido por todos os cidadãos que se encontrem em condições de:
  • Precariedade (situações de violência, insolvência e pessoas sem abrigo);
  • Sobrelotação (habitação insuficiente para a composição do agregado);
  • Insalubridade e Insegurança (fogo sem condições de habitabilidade ou sem segurança de acessibilidade);
  • Inadequação (Incompatibilidade do fogo com pessoas nele residente);
  • Ou que possuam imóveis para reabilitar e colocar em arrendamento apoiado.
No caso de impossibilidade de responder ao questionário, todos os munícipes podem obter apoio no preenchimento do mesmo no Gabinete da Ação Social do Município de Arronches e nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros.
12
...