26 abr '23 | Sociedade
Dia 25 de Abril assinalado em Arronches
Cerimónia para assinalar 49.º aniversário da Revolução dos Cravos decorreu ao longo da manhã do feriado nacional.
Pela importância que a data representa para todos os portugueses, como não poderia deixar de ser, o concelho de Arronches comemorou uma vez mais o Dia da Liberdade, desta feita com um programa que se iniciou no passado sábado, dia 22 e se estendeu até terça-feira, precisamente 25 de abril, dia em que se comemorou o 49.º aniversário da Revolução dos Cravos.
Assim, na noite de sábado, o auditório do Centro Cultural recebeu a exibição do teatro de comédia ‘Que Bonito Serviço’, protagonizado por Luís Aleluia. Para domingo, ficou guardada a tradicional romaria ao Rei Santo que levou à ermida várias centenas de pessoas. Já na segunda-feira, o povo arronchense regressou novamente ao auditório do Centro Cultural para assistir ao espetáculo de acordeão, com os artistas David Duarte, Isaac Piris, Marta Ferreira, acompanhados pela fadista local, Mariana Paulino.
No feriado nacional, as comemorações principiaram uma vez mais no Espaço Multiusos do Rossio, onde, com a colaboração do Clube Columbófilo Arronchense, se procedeu à habitual solta de pombos, com o bando a ser colocado em liberdade, numa clara metáfora alusiva à efeméride.
As entidades convidadas, bem como alguns cidadãos a título individual, juntaram-se então em frente aos Paços do Concelho, onde decorreu a primeira cerimónia de içar da bandeira, acompanhada ao som de ‘A Portuguesa’, irrepreensivelmente tocada pela Banda da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre.
Na Câmara Municipal, hasteou a bandeira do Município o seu presidente João Crespo, ao passo que a bandeira nacional foi içada pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bigares. Esse ato foi repetido nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, tendo a heráldica de cada freguesia sido içada pelos presidentes de Junta, respetivamente Pedro Fernandes, Luís Janeiro e Diamantino Pinto, enquanto que para hastear a bandeira portuguesa estiveram a presidente da Assembleia de Freguesia de Assunção, Elsa Rodrigues, a vogal da Assembleia de Freguesia de Esperança, Paula Vassalo e o presidente da Assembleia de Freguesia de Mosteiros, Carlos Cruz.
De destacar ainda a inauguração da exposição de artesanato do artista Rui Pedro, a qual irá ficar patente nas instalações da Junta de Freguesia de Assunção até ao próximo dia 10 de maio, entre as 09H00 e as 17H00 de segunda a sexta e entre as 09H00 e as 13H00 de sábado.
Nota: Mais imagens no álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.