Ir para Conteúdo

Notícias

Alunos da Academia Sénior receberam instrução dos Bombeiros
06 jun '23 | Sociedade
Alunos da Academia Sénior receberam instrução dos Bombeiros
No âmbito do conteúdo da disciplina de Cidadania, a turma deslocou-se ao quartel dos soldados da paz para uma ação de sensibilização sobre prevenção de incêndios urbanos.   Os Bombeiros Voluntários de Arronches voltaram a ser uma entidade parceira da Academia Sénior local e, desta feita, no âmbito daquilo que é o conteúdo previsto na disciplina de Cidadania, receberam mesmo a turma no seu quartel onde decorreram duas ações de sensibilização, respetivamente teórica e prática, acerca da prevenção de incêndios urbanos (domiciliários). Assim, acompanhados pela dinamizadora Sónia Pires, os alunos começaram por ficar a conhecer, na primeira das duas sessões, os instrumentos de defesa, bem como as instruções para a sua utilização, num esclarecimento prestado pelo corpo de bombeiros, representado na ocasião pelos elementos Alexandre Parente, César Machado, Diogo Vieira e Vítor Galego. Na sessão seguinte, os mesmos elementos, acompanhados por mais alguns bombeiros que se encontravam no quartel, puderam então demonstrar aquilo que foi previamente explicado, com os próprios alunos a terem oportunidade de colocar em prática o que aprenderam, apagando um incêndio quer nos utensílios de cozinha, quer em recipientes de maior dimensão. Esta ação vai de encontro ao objetivo definido pela autarquia aquando da criação da Academia Sénior e que é a promoção do envelhecimento ativo e saudável dos mais idosos aumentando a sua qualidade de vida, visando neste caso em concreto fornecer informações para que os presentes se possam defender em conformidade no caso de existir uma ocorrência do género.   Nota: Para mais fotografias, consulte a página da Academia Sénior de Arronches.
Instituições do concelho animadas pela visita da Academia Sénior
29 mai '23 | Sociedade
Instituições do concelho animadas pela visita da Academia Sénior
Turma esteve nas estruturas residenciais para idosos das três freguesias do concelho onde promoveu uma atuação musical junto dos seus utentes.   No cumprimento daquilo que são os objetivos previstos no programa traçado pela coordenação da Academia Sénior de Arronches, a turma deslocou-se às estruturas residenciais para idosos das instituições particulares de solidariedade social do concelho, onde promoveu uma atuação musical junto dos seus utentes. Com este trabalho, efetuado em articulação com as instituições as freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros, pretende-se então desenvolver e fortalecer as relações interpessoais e sociais entre as diferentes gerações, bem como promover o envelhecimento ativo e saudável dos mais idosos aumentando a sua qualidade de vida. Assim, acompanhados pelas dinamizadoras de Património/Animação Recreativa e Cidadania, respetivamente Dulce Bigares e Sónia Pires e em transporte cedido pela autarquia, os alunos visitaram o Centro de Bem Estar Social de Arronches, o Centro Bom Jesus de Esperança, Centro Social de Mosteiros e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches. Em cada uma das referidas estruturas, a turma entoou as músicas previamente ensaiadas durante as aulas, perante a satisfação da comunidade residente e dos auxiliares, que aplaudiram de forma entusiástica, o que se revelou bastante gratificante para todos os envolvidos.
Alunos da Academia Sénior instruem crianças do Agrupamento de Escolas
19 mai '23 | Sociedade
Alunos da Academia Sénior instruem crianças do Agrupamento de Escolas
Ação desenrolou-se nas instalações do Centro Interativo da Ruralidade de Arronches no Dia Internacional dos Museus.   Um dos objetivos da Academia Sénior de Arronches passa por fortalecer e desenvolver as relações interpessoais e sociais entre as diferentes gerações, algo que se concretiza através da realização de atividades em que os alunos da instituição possam partilhar a sua experiência, o seu conhecimento e o seu saber com as crianças do concelho, por exemplo. Foi isso que aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 18 de maio, data em que, também como forma de assinalar o Dia Internacional dos Museus, a turma se deslocou ao Centro Interativo da Ruralidade de Arronches para promover uma visita guiada àquele núcleo museológico direcionada à turma do segundo ano do Agrupamento de Escolas de Arronches. Acompanhados pela dinamizadora, Sónia Pires e pelos técnicos da autarquia afetos ao setor do turismo, Corina Almeida, Emílio Moitas e Tiago Pereira, os seniores da Academia puderam assim partilhar com os jovens a experiência de uma vida de trabalho, explicando igualmente as funções dos utensílios ali expostos. Por sua vez, as crianças não se coibiram de expressar a sua curiosidade acerca da forma como se laborava no campo há algumas décadas atrás. No final da visita, a turma do segundo ano entoou um cântico previamente ensaiado, como forma de agradecimento por um início de tarde bem passado e que certamente terá tido um grande contributo para o aumento do seu conhecimento acerca dos costumes e tradições desta região.
Dia 25 de Abril assinalado em Arronches
26 abr '23 | Sociedade
Dia 25 de Abril assinalado em Arronches
Cerimónia para assinalar 49.º aniversário da Revolução dos Cravos decorreu ao longo da manhã do feriado nacional.   Pela importância que a data representa para todos os portugueses, como não poderia deixar de ser, o concelho de Arronches comemorou uma vez mais o Dia da Liberdade, desta feita com um programa que se iniciou no passado sábado, dia 22 e se estendeu até terça-feira, precisamente 25 de abril, dia em que se comemorou o 49.º aniversário da Revolução dos Cravos. Assim, na noite de sábado, o auditório do Centro Cultural recebeu a exibição do teatro de comédia ‘Que Bonito Serviço’, protagonizado por Luís Aleluia. Para domingo, ficou guardada a tradicional romaria ao Rei Santo que levou à ermida várias centenas de pessoas. Já na segunda-feira, o povo arronchense regressou novamente ao auditório do Centro Cultural para assistir ao espetáculo de acordeão, com os artistas David Duarte, Isaac Piris, Marta Ferreira, acompanhados pela fadista local, Mariana Paulino. No feriado nacional, as comemorações principiaram uma vez mais no Espaço Multiusos do Rossio, onde, com a colaboração do Clube Columbófilo Arronchense, se procedeu à habitual solta de pombos, com o bando a ser colocado em liberdade, numa clara metáfora alusiva à efeméride. As entidades convidadas, bem como alguns cidadãos a título individual, juntaram-se então em frente aos Paços do Concelho, onde decorreu a primeira cerimónia de içar da bandeira, acompanhada ao som de ‘A Portuguesa’, irrepreensivelmente tocada pela Banda da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre. Na Câmara Municipal, hasteou a bandeira do Município o seu presidente João Crespo, ao passo que a bandeira nacional foi içada pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bigares. Esse ato foi repetido nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, tendo a heráldica de cada freguesia sido içada pelos presidentes de Junta, respetivamente Pedro Fernandes, Luís Janeiro e Diamantino Pinto, enquanto que para hastear a bandeira portuguesa estiveram a presidente da Assembleia de Freguesia de Assunção, Elsa Rodrigues, a vogal da Assembleia de Freguesia de Esperança, Paula Vassalo e o presidente da Assembleia de Freguesia de Mosteiros, Carlos Cruz. De destacar ainda a inauguração da exposição de artesanato do artista Rui Pedro, a qual irá ficar patente nas instalações da Junta de Freguesia de Assunção até ao próximo dia 10 de maio, entre as 09H00 e as 17H00 de segunda a sexta e entre as 09H00 e as 13H00 de sábado.   Nota: Mais imagens no álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Centenas de pessoas na Romaria ao Rei Santo
24 abr '23 | Sociedade
Centenas de pessoas na Romaria ao Rei Santo
Parte da serra onde se encontra a ermida foi invadida por uma verdadeira multidão que cumpriu a tradição da visita no segundo domingo após a Páscoa.   Não deverá andar longe das quatro centenas o número de participantes na grande romaria ao Rei Santo do corrente ano, uma tradição que, década após década, se vai mantendo e que os habitantes de todo o concelho de Arronches, bem como das localidades espanholas que fazem fronteira com Portugal, fazem questão de manter, num convívio que se realiza exatamente duas semanas após a Páscoa. Assim, neste domingo, dia 23 de abril, organizados desde a sede de concelho, das freguesias de Esperança e de Mosteiros e ainda de La Codosera (Espanha) partiram quatro grupos de caminheiros, aos quais se juntaram aqueles que se deslocaram individualmente ou em família, a pé, a cavalo, de bicicleta ou em veículos automóveis e motorizados, para desfrutar de um dia no campo, o qual se traduz num enorme convívio festivo. Neste ano, para colaborar com o Município de Arronches na dinamização deste dia, a Associação Cultural e Recreativa "Os Romeiros de Esperança" convocou os seus associados para um desfile de carroças desde a localidade até àquela serra, transportando a imagem do Rei Santo até à ermida. Junto do templo, a mesma associação ofereceu o almoço à população, uma feijoada para recuperar energias para uma tarde animada com a música tocada pelos instrumentos dos elementos da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arronches e pelos acordes do acordeão e do piano do artista Vítor Realinho. Como sempre, para terminar a tarde, decorreu a eucaristia, seguida de procissão em torno da Ermida do Rei Santo, cerimónias celebradas pelo pároco Rui Lourenço. À semelhança de anos anteriores, para que tudo corresse pelo melhor, estiveram a zelar pela segurança e pelo bem-estar dos integrantes da caminhada os Bombeiros Voluntários de Arronches e a Guarda Nacional Republicana, a quem o Município aproveita para fazer um agradecimento público.   Nota: Mais imagens no álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Alunos da Academia Sénior recebem formação sobre nutrição
09 mar '23 | Sociedade
Alunos da Academia Sénior recebem formação sobre nutrição
Técnicos do Centro de Saúde estiveram no Centro Cultural para dar alguns conselhos à turma durante a aula de Cidadania.   Numa parceria que se vem alongando e que certamente será para continuar, a Academia Sénior de Arronches contou uma vez mais com a colaboração do Centro de Saúde de Arronches, nomeadamente da Unidade de Cuidados na Comunidade, com os técnicos desta unidade a marcarem uma vez mais presença na aula de Cidadania, desta feita acompanhados pelos alunos do 21.º curso da licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre. Esta visita resulta do constante cuidado que o Município tem para com toda a sua população, em especial aqueles que se inserem na comunidade sénior. Por isso, foi efetuado este convite para que os alunos da Academia Sénior disponham de toda a informação para manter a qualidade de vida e, simultaneamente, saber envelhecer melhor. Para isso, acompanhados pela dinamizadora Sónia Pires, deslocaram-se ao Centro Cultural de Arronches, a enfermeira do Centro de Saúde de Arronches, Cecília Pires e os enfermeiros estagiários Inês Nabais e José Anacleto, tendo sido abordados temas como a nutrição equilibrada e a importância da nutrição adequada e adaptada às necessidades nutricionais dos seniores. No final, houve ainda lugar a uma degustação, a qual foi inteiramente composta por lanches saudáveis, sobretudo à base de fruta.   Nota: Para mais fotografias, consulte a página da Academia Sénior de Arronches.