Ir para Conteúdo

Notícias

Grande festa no regresso do almoço do Dia do Idoso
04 out '22 | Sociedade
Grande festa no regresso do almoço do Dia do Idoso
Após dois anos sem haver possibilidade de realizar o convívio destinado à população sénior do concelho, comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água voltaram ao ‘Celeiro’.   Passados dois anos sem receber as comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água, devido às questões de saúde que são do conhecimento público, ‘O Celeiro’ voltou a receber neste domingo, dia 2 de outubro, o almoço destinado à população sénior do concelho. Embora a supracitada efeméride se comemore no primeiro dia do mês em curso, o Município de Arronches opta por realizar este convívio a um domingo, para que seja possível contar com a presença do maior número de pessoas, uma opção que, a julgar pela presença de cerca de três centenas de participantes, se revelou acertada. Além da data, a autarquia cede também transporte aos idosos de Esperança e Mosteiros para que todos tenham a oportunidade de estar presentes, contando ainda com a colaboração das três Juntas de Freguesia, que fazem igualmente o transporte de cidadãos com menor mobilidade e das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, nomeadamente o Centro de Bem Estar Social, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches, que levaram os seus utentes a esta festa. Ao chegar ao recinto, a população foi recebida pelo executivo da Câmara Municipal, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, estando ainda presentes os presidentes das freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros, respetivamente Pedro Fernandes, Luís Janeiro e Diamantino Pinto. Durante o almoço, o espaço esteve sempre sob grande animação, para a qual muito contribuiu o incansável artista musical Vítor Realinho, percorrendo, com o seu acordeão, todas as mesas para gáudio de quem desfrutava da refeição. Terminado o almoço e antes de se dar início ao pequeno momento de baile que se prolongou pela tarde, o executivo distribuiu uma lembrança aos presentes, a quem o presidente do Município, ladeado pelos restantes autarcas, dirigiu depois umas palavras. João Crespo referiu o enorme prazer que é para a Câmara Municipal organizar este convívio, do qual sentia grandes saudades, esforçando-se o Município para que seja do agrado dos envolvidos. Agradecendo a presença de todos e a colaboração das Juntas de Freguesia, sem as quais este almoço não seria possível, o edil assegurou aos presentes que podem sempre contar com o Município para os ajudar em todos os assuntos que sejam da sua competência. Depois desta breve intervenção, partiu-se então o bolo comemorativo desta data.   Nota: Mais imagens no álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Centro Cultural recebeu seniores no início do novo ano letivo
19 set '22 | Sociedade
Centro Cultural recebeu seniores no início do novo ano letivo
Cerimónia que assinalou o primeiro dia do calendário escolar definido para a Academia Sénior de Arronches decorreu na tarde da passada quinta-feira.   Terminadas as férias de verão, a Academia Sénior de Arronches regressou à atividade na tarde de quinta-feira, dia 15 de setembro, numa sessão de início de ano letivo que se realizou na sala de convívio do Centro Cultural, onde além dos alunos e dinamizadores deste projeto, esteve ainda presente o executivo do Município, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes. Foi precisamente a vereadora, que acumula igualmente as funções de coordenadora da Academia Sénior, Maria João Fernandes que começou por ter a palavra, realçando a sua satisfação por ver uma sala com tanta gente, ainda que não estivesse a turma na sua totalidade. A coordenadora do projeto deu as boas-vindas a todos e começou por levantar um pouco o véu acerca daquilo que vai ser este novo ano letivo. Dirigiu-se de seguida aos alunos o vice-presidente da autarquia, Paulo Furtado, referindo o seu agrado por ver aquele espaço repleto, algo que, na sua opinião, é bem elucidativo da força do projeto, dizendo ainda estar certo de que este será um ano letivo pleno de sucesso para todos. A terminar estas intervenções iniciais, discursou o presidente da Câmara Municipal, João Crespo, agradecendo desde logo a presença de um número significativo de alunos neste dia tão importante que marca o início do ano letivo da Academia Sénior de Arronches, um projeto que viu nascer e que foi uma aposta ganha, uma vez que este tipo de atividades era algo que fazia falta à população sénior do concelho e ao qual estão a aderir cada vez mais alunos. O edil desejou aos presentes um excelente ano letivo, esperando que estes aproveitem as atividades planeadas, que seguramente irão de encontro àquilo que são os gostos da turma, prometendo alguns ajustes, se assim for necessário. A cerimónia prosseguiu com a apresentação dos dinamizadores das disciplinas que serão lecionadas este ano, a saber: Artes Decorativas, Artes Plásticas, Cidadania, Dança Social, Ginástica, Hidroginástica, Informática, Ioga, Música, Património / Animação Recreativa e Psicologia. Antes do final desta cerimónia, num período em que os presentes puderam desfrutar de um pequeno beberete, a turma tirou a habitual fotografia de grupo no espaço verde junto que se encontra junto ao Centro Cultural.   Nota: Para mais fotografias, consulte a página da Academia Sénior de Arronches.
Exposição Canina registou forte afluência
13 set '22 | Sociedade
Exposição Canina registou forte afluência
Certame trouxe ao Jardim do Fosso uma multidão para ver desfilar os 325 exemplares que nele participaram.   Num dos eventos que maior curiosidade suscita junto da população, o que se reflete na forte afluência ao Jardim do Fosso nos dias em que o mesmo decorre, Arronches voltou a receber nesse espaço a Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo, certame que vai na sua 29.ª edição e que se realizou, neste sábado, dia 10 de setembro, pela sétima vez consecutiva neste concelho. Uma vez mais organizado em parceria pelo Município de Arronches, pela Associação de Criadores de Ovinos P3, pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Raça Ile-de-France e pelo Clube Português de Canicultura, este evento contou com a participação de 325 exemplares de várias raças, acompanhados pelos respetivos criadores oriundos não só de Portugal, mas também de países como Espanha ou França. Começando por ser avaliados por raça e por escalão, os mesmos foram nas grandes finais depois divididos por grupos, os quais foram julgados pelos juízes Antonio Di Lorenzo, Francisco Guerreiro, José Romão, Luís Pinto Teixeira e Vincent O’Brien, chegando então aos melhores do concurso, com destaque para Melhor Exemplar das Raças Portuguesas e Melhor Exemplar da Exposição. No que toca às raças nacionais, o melhor exemplar foi o Cão da Serra de Aires, seguido pelo Podengo Português Pequeno de Pelo Liso, fechando o pódio o Cão de Fila de São Miguel. No Best In Show, o Samoiedo foi considerado melhor exemplar da exposição, levando a melhor sobre o Caniche Grande Preto e sobre o Whippet, respetivamente segundo e terceiro classificados. Além dos supracitados juízes, a entrega de prémios aos criadores foi efetuada pelo executivo do Município de Arronches, representado pelo presidente João Crespo, do vice-presidente Paulo Furtado e da vereadora Maria João Fernandes, pelo secretário da Assembleia Municipal, Luís Ramalho, pelo presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Pedro Fernandes e pela presidente do Clube Português de Canicultura, Carla Molinari.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Região com novo sistema de transportes públicos
24 ago '22 | Sociedade
Região com novo sistema de transportes públicos
‘Transportes do Alto Alentejo’ estarão ao serviço da população a partir de 1 de setembro.   A partir do próximo mês, o transporte coletivo de passageiros da região passará a ser efetuado pelos ‘Transportes do Alto Alentejo’, um novo sistema de mobilidade que contempla uma nova imagem, novas identificações nas paragens rodoviárias e, mais importante, veículos que oferecem uma experiência de viagem mais agradável, acolhedora e sustentável, caminhando de encontro à neutralidade climática, um objetivo definido pela União Europeia a cumprir até 2050. Este sistema, que começará a operar a partir do próximo dia 1 de setembro, irá colocar ao dispor dos utilizadores 39 autocarros, com comodidades como WiFi a bordo por exemplo, os quais vão percorrer as mesmas 89 rotas que o anterior serviço já fazia. No âmbito no Programa de Apoio à Redução Tarifária, passarão a partir da supracitada data a vigorar os seguintes descontos: a) Passe Social do tipo “normal” com assinatura mensal, com custo máximo de 30€; b) Passes Sociais do tipo “normal” com assinatura mensal, até ao Escalão de 9-12km, inclusive, desconto de 50%; c) Oferta da “Assinatura de Linha Mensal” do tipo “Normal” para pessoas com grau de incapacidade igual ao superior a 60% - Gratuito; d) Oferta da “Assinatura de Linha Mensal” acima dos 32km da tipologia “Antigos Combatentes” - Gratuito; Em relação aos estudantes do ensino secundário, pese embora o desconto anteriormente praticado deixe de existir por implicação do Decreto-Lei n. º 21/2019, de 30 de janeiro, a autarquia vai continuar a garantir o apoio aos alunos do concelho, que continuarão a pagar 25% do valor total. Os utilizadores que pretendam efetuar a renovação do passe, poderão fazê-lo até ao próximo dia 1 de setembro, nos locais habituais, com um custo de 5€.
FAE regressa em grande
12 jul '22 | Sociedade
FAE regressa em grande
Espaço Multiusos do Rossio recebeu nos últimos dias muitos milhares de pessoas que fizeram da XI Feira de Atividades Económicas de Arronches um grande sucesso.   Depois do intervalo forçado de dois anos, a Feira de Atividades Económicas de Arronches regressou neste ano de 2022 e foi entre 7 e 10 de julho que o Espaço Multiusos do Rossio recebeu um grande evento com atividades para todos os gostos que fizeram as delícias dos muitos milhares de pessoas que passaram pelo certame ao longo dos quatro dias, visitando os expositores presentes e desfrutando da excelente gastronomia do concelho, quer nas tasquinhas presentes, quer no restaurante da própria feira, espaço que serviu mais de 2 100 refeições. Depois da inauguração do certame na quinta-feira e das atuações dos grupos Pilha Galinhas, grupo coral ‘Vozes à Janela’ e da artista Sónia Costa, a feira continuou logo na tarde de sexta-feira com a realização do I Concurso de Ovinos Merino Alemão na Zona Agropecuária e com as atuações noturnas do Grupo das Pedrinhas de Arronches e do grupo espanhol R.A.Y.A. que com as suas rumbas e sevilhanas levaram ao delírio o muito público presente. A noite terminou ao som da música do DJ Grouse. Sábado, pela manhã realizou-se o VI Concurso de Ovinos Raça P3 e Ile-de-France, enquanto a tarde ficou reservada pelo I Concurso de Ovinos Charollais. A animação noturna começou por levar a palco o grupo da casa ‘Verde Maio’ que, posteriormente, deu lugar ao artista Diogo Piçarra, um dos grandes nomes do panorama musical português e que colocou em êxtase o público mais jovem, com temas bem conhecidos do grande público. A música com que terminou o sábado ficou a cargo de Oskar DJ. No domingo, a manhã ficou guardada para o III Concurso de Ovinos Suffolk, procedendo-se ao início da tarde a entrega de prémios de melhor expositor ‘Rebanhos da Nossa Terra’. Ao final da tarde, realizou-se o IX Concurso do Rafeiro do Alentejo. Para a noite, o palco principal do certame foi preenchido pelo talento do artista arronchense Miguel Gromicho, terminando então esta festa com a atuação da artista Ana Bacalhau, que regressou agora a Arronches a solo, depois de já ter passado por esta vila então como vocalista do grupo ‘Deolinda’. O Município de Arronches congratula-se com o sucesso desta edição daquele que é o maior evento do concelho, prometendo continuar a trabalhar para que o mesmo tenha cada vez mais qualidade.   Nota: Mais imagens no álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Arronches já vibra com a Feira das Atividades Económicas
08 jul '22 | Sociedade
Arronches já vibra com a Feira das Atividades Económicas
Depois de uma interrupção de dois anos, certame está de volta e foi ontem inaugurado no renovado Espaço Multiusos do Rossio.   Foi ao som dos acordes do grupo Pilha Galinhas que decorreu a inauguração da XI Feira das Atividades Económicas de Arronches, com a comitiva de entidades convidadas, liderada pelo presidente do Município de Arronches, João Crespo, a percorrer o espaço do certame ao final da tarde desta quinta-feira, dia 7 de julho. Ansiosa pelo regresso desta festa, a população de Arronches não se fez rogada, notando-se logo neste primeiro dia da feira uma grande afluência de público, numa primeira fase mais concentrado na zona da restauração, aproveitando posteriormente para conhecer os expositores presentes, desde a área destinada a associações, instituições, comerciantes e empresários do concelho à zona agropecuária e ao espaço automóvel, não esquecendo aqueles que levaram as suas crianças para se divertirem na zona infantil, uma das novidades deste ano. À noite, a multidão concentrou-se junto do palco do recinto, começando por apreciar a atuação do grupo coral ‘Vozes à Janela’, que pertence à Escola de Música de Arronches, antes de entrada em cena da artista principal deste primeiro dia de festa, Sónia Costa. Cara bem conhecida do público português, não só como cantora, bem como atriz ou apresentadora, Sónia Costa revisitou, nesta sua primeira atuação em Arronches, alguns temas dos seus mais de vinte anos de carreira, alternando com um tributo à artista norte-americana, Tina Turner. A festa vai já continuar nesta sexta-feira e prolonga-se até ao próximo domingo. Consulte o programa completo para conhecer todos os eventos que se vão realizar nos próximos dias.   Nota: Mais imagens no álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Feriado Municipal com muita atividade
26 jun '22 | Sociedade
Feriado Municipal com muita atividade
Além das habituais cerimónias solenes, da corrida de toiros e das festividades noturnas no Jardim do Fosso, dia de São João ficou ainda marcado pela entrega de viaturas automóveis às Juntas de Freguesia do concelho e pela apresentação do vídeo promocional do concelho.   Apesar de ser feriado municipal no dia 24 de junho, a vila de Arronches não descansou e iniciou-se cedo a atividade, com a Praça da República a ser o local onde se juntou a comitiva que não quis perder a cerimónia de içar da bandeira ao som do hino nacional, na qual se encontravam membros dos executivos dos órgãos autárquicos do concelho, dirigentes de outras entidades e ainda os membros do Grupo de Motard de Arronches ‘Os Fumaças’ Seguiu-se um desfile da Banda Filarmónica de Alegrete pelas ruas da vila que terminou no local onde começou, na Praça da República, onde decorreu uma breve cerimónia na qual o executivo do Município de Arronches ofereceu uma viatura automóvel a cada uma das Juntas de Freguesia do concelho. O presidente da autarquia, João Crespo, acompanhado pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes e pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bigares, referiu que esta oferta não é mais que dar seguimento a um compromisso assumido para com a população das três freguesias do concelho. O edil de Arronches referiu ainda que estas viaturas foram adquiridas de acordo com aquilo que são as necessidades de cada uma das Juntas de Freguesia, as quais foram expressadas pelos respetivos presidentes. Reiterando que o Município estará sempre ao lado das Juntas de Freguesia, João Crespo terminou a sua intervenção, entregando as chaves das viaturas aos presidentes de Assunção, Esperança e Mosteiros, respetivamente Pedro Fernandes, Luís Janeiro e Diamantino Pinto, que se mostraram bastante gratos, referindo que os automóveis serão uma grande mais-valia no dia-a-dia das respetivas Juntas. A terminar a manhã, seguiu-se a missa solene realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, celebrada pelo pároco Rui Lourenço. À tarde, decorreu no auditório do Centro Cultural a apresentação do vídeo promocional do concelho, o qual servirá como cartão de visita do concelho, conforme foi dito pelo presidente da Câmara Municipal. João Crespo aproveitou ainda para agradecer aos figurantes que voluntariamente se disponibilizaram para participar na gravação do mesmo. O autarca referiu ainda que este era igualmente um compromisso assumido para com a população e que tem como objetivo trazer muitos mais visitantes ao concelho. Para a noite, no Jardim do Fosso e depois do início da sardinhada regada com vinho da região, houve nova Hora do Conto na Feira do Livro, desta feita com a convidada Carolina Semedo. Pouco depois, na Praça de Toiros de Arronches, decorreu na tradicional corrida de toiros de São João, na qual estiveram os cavaleiros João Moura Caetano, Duarte Pinto e Andrés Romero para lidar os touros de Paulo Caetano, Ascensão Vaz, Francisco Romão Tenório, Mata-o-Demo, Fontembro e Irmãos Moura Caetano, pegados pelos Grupos de Forcados de Arronches e do Ribatejo. Para finalizar este feriado municipal, o baile que durou até de madrugada no Jardim do Fosso teve como artistas musicais o grupo Zé Águas.   Nota: Mais imagens no álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.