Ir para Conteúdo

Notícias

Academia Sénior voltou a dar ‘Dois Dedos de Conversa’
13 mai '22 | Sociedade
Academia Sénior voltou a dar ‘Dois Dedos de Conversa’
Disciplina de Cidadania recebeu a rúbrica na qual a turma tem oportunidade de conhecer melhor a vida profissional dos convidados.   As aulas da disciplina de Cidadania têm sido o espaço no qual se tem desenrolado a rúbrica ‘Dois Dedos de Conversa’, uma iniciativa que, ao levar alguns convidados, caras bem conhecidas dos arronchenses, até à Academia Sénior, permitem que a turma possa ficar a conhecer melhor a vida e a carreira das referidas personalidades. Desta feita, na tarde desta quinta-feira, dia 12 de maio, a convidada foi a antiga docente e diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Júlia Adega, professora pela qual passaram várias gerações de alunos ao longo das décadas que lecionou nas várias escolas do concelho e que esteve acompanhada pela coordenadora da Academia Sénior e vereadora da Câmara Municipal, Maria João Fernandes. Como habitualmente, os alunos não perderam a oportunidade de satisfazer a sua curiosidade acerca de alguns assuntos relacionados com a carreira da convidada, que, ao passar em revista aquilo que foi o seu percurso, aproveitou também para realçar as diferenças do sistema de ensino de então para o atual. Pelo sucesso que esta iniciativa tem tido junto dos alunos da Academia Sénior, a coordenação pretende continuar a levar as personalidades de Arronches ao contacto com os alunos para aquilo que é uma importante partilha de vivências.   Nota: Para mais fotografias, consulte a página da Academia Sénior de Arronches.
Art & Walking Festival passou pelo concelho
09 mai '22 | Sociedade
Art & Walking Festival passou pelo concelho
Festival de passeio pedestres deu a conhecer parte do património cultural de Arronches nas duas caminhadas que se realizaram no fim de semana.   Durante os dias 6 e 15 de maio encontra-se a decorrer o Alto Alentejo Art & Walking Festival, uma iniciativa promovida pelo grupo Sistemas de Ar Livre em parceria com Hotel Monte Filipe e que conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Município de Arronches, entre outras entidades. Esta iniciativa conjuga a realização de passeios pedestres com a apresentação da arte, cultura e património existente em cada dos concelhos que se encontram a colaborar com este projeto. Arronches não ficou de fora deste festival e recebeu duas caminhadas que se realizaram no passado fim de semana, entre os dias 7 e 8 de maio, respetivamente sábado e domingo. A primeira das duas desenrolou-se pelo território da freguesia de Esperança e entre o património existente da freguesia, destaca-se por ter levado os participantes até ao lugar de Marco onde se encontra a Mais Pequena Ponte Internacional, sendo precisamente esse o tema principal desta caminhada que se realizou no sábado e que terminou na Lapa dos Gaivões com uma breve interpretação das Pinturas Rupestres ali existentes. No domingo, foi a vez dos caminheiros percorrerem os trilhos de Arronches, calcorreando a rota das Lendas da Forte de Arronches, sendo abordadas as lendas de Nossa Senhora da Luz, da Pedra da Mentira e da Pedra da Moura, existindo inclusive algumas versões diferentes das respetivas histórias, num animado debate entre os participantes, na sua maioria naturais de Arronches. Além do património cultural supracitado, quem se inscreveu neste certame teve ainda a oportunidade de visitar o Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, local onde terminou este segundo passeio.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Mantém-se a tradição na romaria ao Rei Santo
02 mai '22 | Sociedade
Mantém-se a tradição na romaria ao Rei Santo
Centenas de romeiros voltaram a juntar-se em redor da ermida, depois de um interregno de dois anos.   A tradição ainda é o que era e a Ermida do Rei Santo voltou a receber, neste primeiro dia de maio, a romaria que se realiza uma quinzena de dias após o domingo de Páscoa, reunindo centenas de peregrinos que se deslocaram até àquele local cheio de misticismo para um dia de festa em contexto rural. O Município de Arronches voltou a organizar, com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, a habitual caminhada que partiu de Assunção, Esperança e Mosteiros, verificando-se muita participação das respetivas populações, felizes por poder voltar a desfrutar desta festa, à qual também aderiu um grupo de participantes espanhóis, maioritariamente vindos da localidade de La Codosera. Além destas caminhadas, o dia ficou igualmente marcado pelo passeio de carroças ou, em alguns casos, apenas a cavalo, promovido pela recém-criada Associação Cultural e Recreativa "Os Romeiros de Esperança", que abrilhantou ainda mais esta data especial, na qual participou também o Grupo de Pedrinhas de Arronches, animando os presentes com as suas melodias. Como habitualmente faz, a Câmara Municipal ofereceu aos presentes o porco assado no espeto, que acompanhado por umas bebidas refrescantes, serviu para repor as energias despendidas ao longo do percurso. Para o dia ficar completo, durante o período da tarde realizou-se a eucaristia, seguida de procissão, desta feita celebrada pelo pároco Rui Lourenço. De realçar o empenho das instituições que colaboraram com a autarquia, como é o caso dos Bombeiros Voluntários de Arronches, da Guarda Nacional Republicana, que garantiram a segurança de todos os participantes e ainda da Associação Desportiva e Cultural de Esperança, que fez a gestão do bar existente no recinto.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Dia da Liberdade comemorado em Arronches
26 abr '22 | Sociedade
Dia da Liberdade comemorado em Arronches
Iniciativas promovidas por diversas instituições prolongaram-se ao longo do dia 25 de abril.   O feriado municipal foi comemorado a preceito em Arronches com iniciativas promovidas por várias instituições do concelho que preencheram todo o dia 25 de abril. Como habitualmente, tudo se iniciou no espaço multiusos do Rossio, onde o Clube Columbófilo realizou a tradicional solta de pombos, um ato simbólico, que, ao libertar as aves, faz uma alusão à liberdade ganha nesta data há 48 anos atrás. À mesma hora, na Zona Desportiva iniciava-se o Torneio da Malha coorganizado pela Junta de Freguesia de Assunção e pela Terrimponente - Associação Cultural Desportiva e Recreativa. De seguida, todas as entidades que se fizeram representar nesta data seguiram para a Praça da República, já que nos Paços do Concelho se procedeu à cerimónia protocolar do Içar da Bandeira, algo que se repetiu nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, tendo-se feito ouvir o hino nacional pelos instrumentos da Banda da Sociedade Recreativa Alegretense. De regresso à sede de concelho, foi entregue, pelas três Juntas de Freguesia do concelho, um desfibrilhador automático externo aos Bombeiros Voluntários de Arronches, preenchendo desta forma uma lacuna que prejudicava a população em caso de ser necessário. Finalmente, ao final da tarde, a Escola de Música de Arronches promoveu um espetáculo musical no qual os seus alunos tiveram oportunidade de mostrar os seus dotes ao público presente no auditório do Centro Cultural de Arronches, que se mostrou bastante agradado com o que estava a ver e ouvir, aplaudindo fervorosamente cada um dos artistas, desde os mais novos aos seniores.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Rui Daniel Silva apresentou a sua obra na Academia Sénior
08 abr '22 | Sociedade
Rui Daniel Silva apresentou a sua obra na Academia Sénior
Tertúlia realizou-se nas instalações utilizadas na disciplina de Cidadania e teve como base o livro ‘Dakar a Bissau de Bicicleta’.   Procurando trazer conteúdos diferentes ao dia-a-dia da Academia Sénior de Arronches, a coordenação da instituição tem efetuado o convite a diversas personalidades para marcar presença nas aulas de Cidadania do projeto e desta forma partilhar a sua experiência com os alunos. Desta feita, o Centro Cultural de Arronches recebeu nesta quinta-feira, dia 7 de abril, a visita de Rui Daniel Silva, professor de música que já publicou várias obras literárias, entre elas o livro ‘Dakar a Bissau de Bicicleta’, que relata as aventuras do autor no continente africano, por onde se desenrolou o périplo. Com uma boa disposição contagiante, Rui Daniel Silva partilhou as peripécias que lhe foram aparecendo pelo caminho, em cada país, em cada cidade, em cada aldeia, abordando cada assunto com mente aberta e sempre pelo lado positivo, o que resultou numa divertida viagem em que teve a oportunidade de conhecer os diversos hábitos, costumes, culturas, peculiaridades e modos de vida dos vários povos. É esse relato que compõe o livro que agora foi dado a conhecer ao público da instituição, numa turma liderada pela coordenadora da Academia Sénior e vereadora da Câmara Municipal, Maria João Fernandes e onde estiveram convidados que anteriormente já participaram em iniciativas do género como Daniel Balbino e Fátima Velez de Castro, não se coibindo os alunos de esclarecer as suas dúvidas para com o autor, que, simpaticamente, respondeu a todas as questões, sem reserva.
Arronches enviou mantimentos para a Ucrânia
03 mar '22 | Sociedade
Arronches enviou mantimentos para a Ucrânia
Angariação de material decorreu por três dias, tendo-se enviado 1620 quilos de bens de primeira necessidade para o povo ucraniano.   No que toca a ajudar o próximo, o povo de Arronches é sempre dos primeiros a prontificar-se e, perante a situação de conflito entre os países de leste da Europa, voltou a não desiludir, tendo-se mobilizado para angariar bens de primeira necessidade para o povo ucraniano. Ao longo de três dias, foi entregue no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arronches e nas instalações das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, um total de 1620 quilos de kits de primeiros socorros, medicamentos, conjuntos de cama, roupas de adulto e para criança e bens alimentares não perecíveis, entre outros. O material angariado foi depois levado para Évora, em transporte da Câmara Municipal de Arronches, que não quis deixar de se associar a esta iniciativa, sendo posteriormente enviado para leste pela empresa WinDoor, que cedeu as suas viaturas para o efeito. Os arronchenses demonstraram mais uma vez a sua solidariedade e a sua compaixão para com quem precisa de apoio, ficando o agradecimento do Município de Arronches a toda a comunidade por um gesto que, apesar da sua simplicidade, será certamente uma enorme ajuda para o povo da Ucrânia neste complicado momento, deixando ainda uma palavra muito especial de gratidão a quem organizou, acondicionou e transportou os bens doados pela população, nas pessoas dos técnicos da autarquia, Acácio Semedo, Elisabete Pereira, Joel Casimiro, Óscar Vaz, Paulo Fonseca e Vital Pacheco, da Junta de Freguesia de Assunção, Gonçalo Grilo, dos elementos dos Bombeiros Voluntários, Ana Lopes, Luís Velez e Diogo Vieira e dos voluntários Ana Moriano, Daniela Muralhas, Lúcia Costa, Patrícia Flores, Tânia Pereira e Tânia Vaz.
Carnaval levou “Festival da Canção” à Academia Sénior
25 fev '22 | Sociedade
Carnaval levou “Festival da Canção” à Academia Sénior
Alunos encarnaram grandes nomes da música portuguesa numa apresentação que colocou um sorriso na cara dos presentes no auditório do Centro Cultural.   A boa disposição foi uma constante durante a tarde desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, no auditório do Centro Cultural, com a apresentação de mais um espetáculo promovido pela disciplina de Património da Academia Sénior de Arronches, que, aproveitando a época carnavalesca, realizou a sua própria edição do “Festival da Canção”. No palco do supracitado espaço, os alunos da instituição encarnaram personagens que levaram ao delírio todos os presentes, nem as máscaras disfarçando o som das gargalhadas que se fizeram ouvir durante toda a matiné, durante a qual foram interpretadas melodias de consagrados artistas do panorama musical português. A assistir a esta apresentação, estiveram muitos amigos e familiares dos alunos, dinamizadores de outras disciplinas, as crianças que frequentam o Centro Lúdico e ainda o executivo do Município de Arronches, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, que é também a coordenadora da Academia Sénior. Maria João Fernandes dirigiu umas breves palavras aos presentes, aproveitando para a agradecer a presença de quem assistiu a esta festa e para elogiar a turma pelo trabalho desenvolvido, bem como os dinamizadores que encenaram o espetáculo, nas pessoas de Ana Paula Tavares, Dulce Bigares e Miguel Casaca.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página da Academia Sénior de Arronches.
Convidados de regresso à Academia Sénior
11 fev '22 | Sociedade
Convidados de regresso à Academia Sénior
‘Dois Dedos de Conversa’ é a rúbrica que tem levado diversas personalidades do concelho a interagir com os alunos que compõem a turma da instituição.   Uma das inovações que o ano letivo de 2021/22 da Academia Sénior de Arronches trouxe, foi a rúbrica ‘Dois Dedos de Conversa’. Parte do programa estipulado para a disciplina de Cidadania, esta iniciativa tem levado várias personalidades do concelho ao contacto com a turma da supracitada instituição, com os alunos a satisfazerem a sua curiosidade acerca da história de vida dos convidados, sobretudo no que toca à sua ocupação profissional. Depois do interregno para as férias de Natal, que se prolongou mais do que previsto devido à situação epidemiológica no concelho, esta rúbrica, na qual já participaram anteriormente o pároco de Arronches, Fernando Farinha e a diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis, voltou a realizar-se nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, com um mais um convidado. Assim, para o regresso desta atividade, esteve nas instalações do Centro Cultural, acompanhado pela vereadora do Município e coordenadora da Academia Sénior, Maria João Fernandes, o doutor José Ricardo, médico que tem exercido a sua função em prol da população arronchense durante décadas e que é bem conhecido dos alunos, mas que ainda assim deu a conhecer um pouco mais de si, respondendo a todas as questões previamente preparadas pela turma. Esta é uma iniciativa que muito tem agradado aos alunos, como se comprova pela lotação complemente esgotada da sala. Como tal, em breve serão desenvolvidos os contactos para mais ‘Dois Dedos de Conversa’, um projeto que irá continuar com novas personalidades convidadas.   Nota: Para mais fotografias, consulte a página da Academia Sénior de Arronches.
1234
...