Ir para Conteúdo

Notícias

Academia Sénior visitou Mercado de São Martinho em Monforte
20 nov '23 | Sociedade
Academia Sénior visitou Mercado de São Martinho em Monforte
Iniciativa promovida pela autarquia local decorreu nas instalações do Mercado Municipal.   Prática comum no decorrer dos anos letivos da Academia Sénior de Arronches, a participação em atividades lúdicas e culturais que se realizem na região procura ir de encontro à promoção do envelhecimento ativo e saudável dos alunos, aumentando a sua qualidade de vida, naquele que foi um dos objetivos definidos por altura da fundação da referida instituição. Novamente de volta a Monforte, os alunos que compõem a turma, acompanhados pela coordenadora Maria João Fernandes e pela dinamizadora Sónia Pires, visitaram o Mercado de São Martinho, numa iniciativa promovida pela autarquia local e que decorreu nas instalações do Mercado Municipal. No que se tem relevado uma verdadeira mais-valia para a Academia Sénior de Arronches, este animado convívio com a comunidade monfortense serviu para os alunos ficar a conhecer e ter a oportunidade de adquirir produtos típicos da região, como por exemplo queijo, vinho, pão, mel, licor, frutos secos, doces e salgados, estando em claro destaque a castanha assada, própria da época ou não fosse esta uma celebração de São Martinho. De realçar ainda que, além desta resposta social do Município, este Mercado de São Martinho contou também com a animação musical do inigualável Grupo das Pedrinhas de Arronches.   Nota: Fotografias gentimente cedidas pelo Município de Monforte.
São Martinho assinalado na Academia Sénior
15 nov '23 | Sociedade
São Martinho assinalado na Academia Sénior
Instituição juntou-se para a realização de um magusto na sede do Grupo Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Arronches.   Tal como vem sendo habitual ao longo da sua existência, a Academia Sénior de Arronches voltou a não deixar passar a quadra de São Martinho sem juntar alunos e dinamizadores num animado magusto, o qual voltou a ter lugar no final da passada semana, na sede do Grupo Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Arronches. A celebração destas efemérides é um costume importante da instituição, uma vez que vai de encontro a um dos objetivos da sua existência, no caso o da realização de atividades que fomentem o convívio entre alunos e pessoas de diferentes gerações, o que se verificou ao longo da tarde. Além da maioria dos alunos que compõem a turma e dos dinamizadores das diferentes disciplinas lecionadas no corrente ano letivo, foi igualmente convidado o executivo municipal, que esteve representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, que acumula ainda a função de coordenadora da Academia Sénior. Ao longo da tarde imperou um clima de grande alegria, não faltando a tradicional castanha assada, bem como os habituais licores que acompanham o fruto da época, tal como uma variedade de bolos secos, numa festa que foi, inclusive, musicalmente abrilhantada pelos alunos que frequentam a disciplina de Música e que, acompanhados pelo professor João Banheiro, interpretaram três temas.   Nota: Para mais fotografias, consulte a página da Academia Sénior de Arronches.
Universidade de Monforte temperou tarde com ‘Piri-piri Picante’
19 out '23 | Sociedade
Universidade de Monforte temperou tarde com ‘Piri-piri Picante’
Alunos da instituição sénior do concelho vizinho subiram mais uma vez ao palco do auditório do Centro Cultural de Arronches para exibição de nova peça de teatro de revista.   Uma das parcerias de sucesso que a Academia Sénior de Arronches estabeleceu logo nos primórdios da sua existência e que se mantém de ano para ano é a colaboração com a Universidade Sénior de Monforte, com a dupla de turmas a ser uma presença assídua nas iniciativas da instituição congénere. Em mais uma dessas deslocações, a classe monfortense trouxe, na tarde da passada segunda-feira, dia 16 de outubro, uma peça de revista à portuguesa denominada ‘Piri-piri Picante’ ao auditório do Centro Cultural de Arronches, numa atuação que soltou uma constante gargalhada na assistência que presenciou o espetáculo, onde se encontravam, além dos alunos da Academia Sénior de Arronches, utentes do Centro de Bem-Estar Social de Arronches, do Centro Social Bom Jesus de Esperança e da Santa Casa da Misericórdia de Arronches, entre alguns populares. Destaque também para a intercalação, entre os sketches apresentados durante a tarde, de alguns momentos musicais, onde os artistas de uma companhia amadora demonstraram em palco todo o seu talento. Antes do espetáculo, numa breve introdução, a vereadora da Câmara Municipal, Maria João Fernandes fez questão de agradecer mais uma deslocação da Universidade Sénior de Monforte a Arronches, endereçando a todos os presentes votos de uma tarde bem passada. Por sua vez, Manuel Pedras, coordenador da instituição em palco, endereçou uma palavra de gratidão ao executivo local, que estendeu a todo o público presente pela hospitalidade com que recebem os visitantes do concelho, algo que, mais uma vez, não foi exceção.
Dia do Idoso abrilhantado com batismo de voo em balão de ar quente
02 out '23 | Sociedade
Dia do Idoso abrilhantado com batismo de voo em balão de ar quente
Atividade de lazer que antecedeu o habitualmente almoço n’O Celeiro foi a grande novidade deste ano na comemoração da efeméride.   Ao preparar um dos eventos mais aguardados pela população de Arronches, a Câmara Municipal procura sempre proporcionar uma experiência diferente para abrilhantar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água, efeméride que se comemora anualmente a 1 de outubro. Depois de no passado já ter dinamizado a data com sessões de cinema ou aulas funcionais, por exemplo, no passado domingo foi a vez dos seniores do concelho terem a oportunidade de efetuar o batismo de voo em balão de ar quente, uma atividade que se realizou no Espaço Multiusos do Rossio. Auxiliados pelos colaboradores da empresa ‘Voar Sem Asas’, todos puderam vivenciar esta experiência, uma vez que o balão estava devidamente preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida. De destacar que, além dos seniores, ao longo das horas em que aquele veículo esteve preparado para levantar voo, houve ainda tempo para alguns mais jovens e igualmente curiosos experimentar esta novidade e, desta forma, apreciar a beleza da vila de Arronches de outra perspetiva. Findo esse período, os cerca de trezentos participantes nestas comemorações dirigiram-se para o edifício ‘O Celeiro’, onde decorreu o habitual almoço que juntou munícipes de todo o concelho, com o Município a ceder transporte aos habitantes das freguesias de Esperança e Mosteiros, existindo assim a possibilidade de toda a gente estar nesta festa. Quem também não faltou à chamada foram os utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de Arronches, estando representadas instituições como o Centro de Bem Estar Social, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros e a Santa Casa da Misericórdia. A receber toda a população naquelas instalações esteve o executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bigares e pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, respetivamente, Pedro Fernandes, Luís Janeiro e Diamantino Pinto. Após o almoço e antes da animação musical, que ficou a cargo do artista Vítor Realinho, o presidente da autarquia dirigiu umas breves palavras aos presentes, agradecendo a sua presença e destacando o enorme gosto que é receber a população naquele espaço ano após ano. João Crespo referiu ainda que é com muito prazer que o Município oferece este convívio aos seniores do concelho. A terminar a tarde, decorreu o tradicional partir de bolo, não sem antes ser oferecida uma lembrança a todos os participantes.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Aviso – Alteração de trânsito na Rua 25 de abril e Bairro João Chagas
02 out '23 | Sociedade
Aviso – Alteração de trânsito na Rua 25 de abril e Bairro João Chagas
Depois de um período de adaptação e avaliação à circulação automóvel na zona histórica, autarquia vai agora proceder à mudança no sentido da circulação de mais três artérias da vila.   A Câmara Municipal tem vindo a trabalhar para dar ainda mais qualidade de vida a quem vive, trabalha ou visita Arronches e foi maioritariamente com esse objetivo que, visando melhorar a acessibilidade e a circulação rodoviária, iniciou no passado mês de setembro, um processo de alteração do sentido de trânsito em algumas ruas da vila, começando pelo seu centro histórico. Após um período de adaptação da população às mudanças realizadas e efetuada uma avaliação das mesmas, a autarquia vai agora levar a efeito novas alterações, desta feita nos seguintes arruamentos:
  • Na Rua 25 de Abril, é eliminado o sentido poente-nascente, sendo apenas possível circular na direção Praça de Touros-Rua 1 do Bairro João Chagas, mantendo-se o estacionamento no lado sul da via (à esquerda no sentido da circulação);
  • Na Rua 1 do Bairro João Chagas, é eliminado o sentido nascente-ponte desde a interseção com a Rua 25 de Abril, sendo, nesse troço, apenas possível circular no sentido da Rua 1 do Bairro João Chagas-Rua Movimento das Forças Armadas, mantendo-se o estacionamento no lado sul da via (à direita no sentido da circulação);
  • Na Rua 2 do Bairro João Chagas, é eliminado o sentido nascente-ponte, sendo apenas possível circular na direção Rua Dr. Edmundo Curvelo-Rua Movimento das Forças Armadas, mantendo-se o estacionamento no lado sul da via (à direita no sentido da circulação).
Estas novas normas irão entrar em vigor a partir da próxima quarta-feira, dia 4 de outubro.
Academia Sénior abre ano letivo com aumento no número de alunos
17 set '23 | Sociedade
Academia Sénior abre ano letivo com aumento no número de alunos
Coordenação da instituição convidou a turma, os dinamizadores e o executivo municipal a marcar presença na sessão de abertura de 2023/24.   A sala de convívio do Centro Cultural recebeu na tarde da passada sexta-feira, dia 15 de setembro, a sessão inaugural do ano letivo 2023/24 da Academia Sénior de Arronches, numa cerimónia onde estiveram a grande maioria dos alunos que compõem a turma, os colaboradores que irão dinamizar as aulas e ainda o executivo municipal, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, que acumula também as funções de coordenadora da instituição. Neste novo ano, no qual continuarão a ser lecionadas as disciplinas de Artes Decorativas, Artes Plásticas, Cidadania, Dança Social, Ginástica, Informática, Ioga, Música, Património / Animação Recreativa e Psicologia, a grande novidade é mesmo o aumento do número de alunos, com as mais recentes inscrições a comprovarem o interesse que este projeto suscita junto da comunidade local. Paralelamente ao aumento da turma, a coordenação da Academia Sénior convidou novos dinamizadores para integrar o projeto, os quais, juntamente com os colaboradores que já faziam anteriormente parte desta família, vão certamente enriquecer o conteúdo da matéria dada aos alunos. Na fase inicial desta breve cerimónia começou por ter a palavra o presidente da autarquia, João Crespo, que aproveitou para dar as boas vindas aos alunos, agradecendo simultaneamente a presença de todos. O edil referiu que é precisamente durante o período das férias que se sente o quão necessário estas atividades são para a população sénior, uma vez que além da partilha de conhecimento, promovem igualmente agradáveis momentos de convívio. A finalizar a sua intervenção, não deixou de desejar um bom ano letivo a toda a turma. Reiterando as palavras do líder do executivo, a vereadora e coordenadora da instituição, Maria João Fernandes explicou como irá decorrer o ano letivo e quais são as alterações em relação aos anos transatos, deu a conhecer as disciplinas que compõem o plano curricular e apresentou quer os novos alunos, quer os dinamizadores a toda a turma. Antes de se dar por terminada a sessão com a habitual fotografia de grupo, a dinamizadora de Ioga, Bertila Ribeiro, convidou os alunos a fazer alguns exercícios exemplificativos daquilo que irão ser as suas aulas.
Aviso – Alteração à circulação automóvel no centro histórico de Arronches
15 set '23 | Sociedade
Aviso – Alteração à circulação automóvel no centro histórico de Arronches
Numa primeira fase serão afetadas a zona da Praça da República, a Rua 5 de Outubro e a Rua de Olivença.   Levando em consideração as informações constantes no Estudo de Reordenamento do Trânsito e do Estacionamento no Centro Urbano de Arronches, efetuado por uma empresa externa especializada, um documento já abordado, com um período de recolha de contributos, quer pelo executivo autárquico, quer em sede de Assembleia Municipal, o Município vai alterar o sentido da circulação automóvel em alguns arruamentos na vila. Estas alterações visam melhorar a acessibilidade e a circulação rodoviária, valorizando o espaço e beneficiando a qualidade de vida de quem vive, trabalha ou visita a vila de Arronches, sobretudo o seu centro histórico, caracterizado por um conjunto de ruas estreitas, com uma ocupação maioritariamente residencial onde predominam as habitações de menores dimensões. Nesta primeira fase, vai ser alterado o sentido do trânsito na Praça da República, na Rua 5 de Outubro e na Rua de Olivença. Assim:
  • Na Praça da República, é eliminado o sentido de circulação norte-sul no troço entre a Praça da República e a Rua de Olivença, implementando-se entre estas e a Rua 5 de Outubro uma circulação em sentido único e contrário aos ponteiros do relógio;
  • Na Rua 5 de Outubro, apenas será permitida a deslocação em sentido descendente, entre a Praça da República e a Rua de Olivença;
  • Na Rua de Olivença, é eliminado o sentido nascente-poente entre a Praça da República e a Rua Dr. Edmundo Curvelo.
As supracitadas normas serão aplicadas a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, com a colocação da sinalética adequada, prevendo o Município alterar a circulação noutras vias em breve, algo que será oportunamente comunicado aos munícipes.
Exposição Canina juntou mais de três centenas de exemplares
11 set '23 | Sociedade
Exposição Canina juntou mais de três centenas de exemplares
Nem as condições meteorológicas adversas afastaram os expositores do concurso realizado no Jardim do Fosso, tendo participado nesta trigésima edição do certame criadores de todo o país, bem como de outras nacionalidades.   Apesar da região ter sido afetada por um verdadeiro temporal ao longo do último fim de semana, nem isso tirou brilho à 30.ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo, certame coorganizado pelo Município de Arronches, pela Associação de Criadores de Ovinos P3, pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Raça Ile-de-France e pelo Clube Português de Canicultura, que, tal como aconteceu ao longo das suas últimas oito edições, se voltou a realizar no Jardim do Fosso. A concurso nesta edição da exposição estiveram 320 exemplares, com o período da manhã a ser destinado à avaliação por raça, sendo então os participantes distribuídos pelos cinco ringues existentes naquele espaço verde da vila de Arronches, onde se encontravam os juízes Elena Melnikova, Jose Delgado Cabezas, José Romão, Rui Gonçalves e Rui Monteiro. Para a tarde ficou guardada a realização das finais no ringue principal, com destaque para a atribuição dos prémios de Melhor Exemplar das Raças Portuguesas e de Melhor Exemplar da Exposição, este último também conhecido como ‘Best-In-Show’. O Melhor Exemplar das Raças Portuguesas foi o Cão da Serra de Aires, secundado pelo Podengo Pequeno de Pelo Liso, fechando o pódio o Rafeiro do Alentejo. Já o ‘Best-In-Show’ acabou por ser o Pointer, com o Bull Terrier Standard e o Rottweiler a completarem o pódio, respetivamente na segunda e terceira posição. Para a entrega dos prémios, estiveram, junto dos supracitados juízes, membros de órgãos autárquicos do concelho, tais como o presidente, o vice-presidente e a vereadora do Município de Arronches, respetivamente, João Crespo, Paulo Furtado e Maria João Fernandes, os presidentes da Junta de Freguesia de Esperança e Mosteiros, Luís Janeiro e Diamantino Pinto e a secretária da Junta de Freguesia de Assunção, Ana Lopes, estando ainda representados a Associação de Criadores de Ovinos P3 e a Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Raça Ile-de-France, ambas por Luís Ramalho e o Clube Português de Canicultura, por Carla Molinari. A realização deste certame em Arronches suscita sempre uma grande curiosidade junto da população que, como ficou comprovado este ano, independentemente das condições climatéricas, acorre em massa ao Jardim do Fosso, ao mesmo tempo que se traduz numa grande mais-valia para a economia local, nomeadamente para os estabelecimentos de hotelaria e restauração, pelo que é uma parceria que será para manter em anos futuros e que seguramente continuará a contribuir para o desenvolvimento do concelho.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.