Ir para Conteúdo

Notícias

Município comemora Natal junto dos alunos do concelho
17 dez '22 | Educação
Município comemora Natal junto dos alunos do concelho
Da creche ao último ano do ensino básico, todas as crianças e jovens receberam uma lembrança da autarquia para assinalar a quadra natalícia.   O Natal é, de facto, uma época especial para a sociedade em geral, mas sobretudo para as crianças e jovens, este período do ano é aguardado ainda com mais expetativa, pois é uma quadra à volta da qual gira muito misticismo e igual dose de magia, o que a torna cativante para a população de tenra idade. Consciente desse facto, a autarquia faz questão de não deixar passar em claro esta data tão importante e tem, ano após ano, proporcionado umas surpresas para mimar os petizes integrados nos organismos educativos do concelho, o que voltou a acontecer nestes últimos dias do primeiro período escolar, para que pudessem ser contemplados todos os alunos antes da debandada para as férias de Natal. Começando pelos mais novos, o executivo da Câmara Municipal, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, acompanhado pela figura mítica do Pai Natal, deslocou-se então na passada quinta-feira, dia 15 de dezembro às instalações do Centro de Bem Estar Social, para oferecer uns presentes às crianças da creche e do infantário da instituição. Já nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, foi a vez de serem presenteadas com uma lembrança as crianças do pré-escolar e os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais do Centro de Bem Estar Social e do pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos do Agrupamento de Escolas de Arronches, algo que aconteceu no auditório do Centro Cultural de Arronches, após ter estado em palco a companhia ‘Rituais Dell Arte’, que, voltando a fazer parceria com a autarquia, exibiu desta feita o teatro musical ‘A Pequena Sereia’. Aos diretores de cada uma das turmas foram entregues, pelo presidente e pela vereadora da Câmara Municipal, respetivamente João Crespo e Maria João Fernandes, os presentes a distribuir pelos alunos, com os membros do executivo a não perderem a oportunidade de desejar publicamente umas boas férias, um feliz Natal e um próspero ano de 2023 a toda a comunidade escolar.
Escola recebeu ação de sensibilização ambiental
04 out '22 | Educação
Escola recebeu ação de sensibilização ambiental
‘Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés’ é o nome da campanha lançada pela Federação de Motociclismo de Portugal apresentada nesta segunda-feira no Centro Escolar Nossa Senhora da Luz.   Aproveitando a realização do 7.º Portugal de Lés-a-Lés Off Road, a Federação de Motociclismo de Portugal encontra-se a promover, junto das escolas onde se iniciam e terminam as etapas da prova, uma campanha de sensibilização ambiental denominada ‘Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés’. Dirigida aos alunos do ensino básico, esta visa sensibilizar a comunidade escolar para importância da escolha das espécies de árvores próprias da região para reflorestação. Nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, foi a vez do Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, receber Catarina Almeida, em representação da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, para divulgação desta campanha, tendo sido acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, João Crespo, pelo técnico do Gabinete Técnico Florestal do Município, Nelson Velez e pela diretora e adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas, respetivamente, Ana Maria Reis e Cremilde Romão. Assim, segundo a explicação transmitida aos alunos, a plantação da árvore autóctone, no caso de Arronches o sobreiro, é importante porque esta resiste melhor a pragas e doenças do que as espécies introduzidas; resiste melhor a longos períodos de seca ou de chuva intensa; regula o ciclo da água e a sua qualidade, evitando a erosão do solo; ajuda a manter a fertilidade do espaço rural e o equilíbrio ecológico das paisagens; é um importante local de abrigo, alimento e reprodução de grande número de espécies animais da fauna portuguesa, algumas delas em vias de extinção; contribui para a redução do efeito de estufa, fixando o carbono atmosférico; quando plantada junto a rios e ribeiros, contribui para a melhoria da qualidade da água, fomentando a vida aquática e cria melhores condições de pesca desportiva; resiste melhor aos incêndios florestais e evita a sua propagação; fornece madeiras de qualidade para a indústria, nomeadamente de mobiliário (castanho, carvalho, etc.); fornece frutos (castanha, bolotas, etc.) e matérias-primas (cortiça e lenha); e aumenta o valor turístico dos sítios ao manter a qualidade das nossas paisagens. No final, foi plantado um sobreiro na área da escola e foi ainda oferecida a cada aluno, uma banda desenhada explicativa das vantagens das espécies autóctones, bem como uma árvore autóctone para a plantar no seu jardim, quintal ou terreno.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Alunos receberam livros escolares
21 set '22 | Educação
Alunos receberam livros escolares
À semelhança do que tem acontecido nos passados anos letivos, autarquia voltou a brindar os alunos do concelho com os cadernos de atividades das diversas disciplinas.   Dando seguimento à forte aposta que o Município tem feito na educação e na formação dos jovens de Arronches, a Câmara Municipal voltou, neste ano letivo 2022/23, a oferecer aos alunos do concelho os cadernos de atividades das mais diversas disciplinas que compõem o plano de estudos do Agrupamento de Escolas de Arronches. Este é um apoio que se repete ano após ano e que procura ser um complemento àquilo que é feito pelo Ministério de Educação, que oferece os manuais escolares aos alunos do 1.º Ciclo e que colmata as faltas que existam na Bolsa de Livros dos agrupamentos, destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos. As crianças receberam então, nesta terça-feira, dia 20 de setembro, os referidos cadernos de atividades, tendo sido entregues pela Direção do Agrupamento de Escolas, representada pela diretora Ana Maria Reis e pela adjunta Cremilde Romão que, sala a sala, distribuíram os livros pelas turmas. De realçar que, com este apoio, foram contemplados um total de 187 alunos, o que significou um investimento total de 10.140,91€. A Câmara Municipal aproveita para desejar a todos os alunos um excelente ano letivo, repleto de sucesso, dando assim seguimento aos excelentes resultados que o Agrupamento de Escolas de Arronches tem apresentado nos últimos anos.   Nota: Fotografias gentilmente cedidas pelo Agrupamento de Escolas de Arronches.
Alunos do concelho destacados pelo desempenho escolar
19 set '22 | Educação
Alunos do concelho destacados pelo desempenho escolar
Câmara Municipal procedeu à atribuição dos Prémios de Mérito referentes ao ano letivo 2020/21.   O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches recebeu na tarde da passada quinta-feira, dia 15 de setembro, a cerimónia de entrega de Prémios de Mérito a Estudantes do Ensino Básico, Secundário e Superior referentes a 2020/21, destacando assim os alunos que melhores desempenhos escolares conseguiram nesse ano letivo. A sessão iniciou com uma breve intervenção do presidente do Município de Arronches, João Crespo, acompanhado naquele momento pelo vice-presidente e pela vereadora da Câmara Municipal, respetivamente Paulo Furtado e Maria João Fernandes, pelo chefe da Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal, Paulo Trindade e ainda pela presidente da Direção do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis. Agradecendo a comparência dos alunos ou, no caso daqueles que não puderam estar presentes, dos seus pais, o autarca justificou que este foi um procedimento mais demorado do que o Município desejava, mas que isso se deve à alteração do regulamento deste apoio, que já está atualmente em revisão para facilitar e acelerar o processo. João Crespo referiu depois que este é um momento muito importante, porque é o reconhecimento público do mérito dos alunos, cujos resultados são cada vez melhores, algo que é bastante gratificante para a autarquia, que tem desenvolvido uma forte aposta na educação, algo que continuará a fazer, uma vez que este esforço obviamente se encontra a gerar resultados. Por sua vez, Ana Maria Reis classificou este como um momento de enorme orgulho, para o qual tanto tem trabalhado ao longo da sua carreira na educação. Sublinhando as palavras do presidente da Câmara Municipal, a diretora do Agrupamento de Escolas reconheceu o trabalho destes alunos, aproveitando para felicitar igualmente as suas famílias, que muito fizeram por merecer este reconhecimento público, desejando ainda que continuem a trabalhar para dar seguimento a estes resultados. A professora não deixou ainda de agradecer à autarquia por tudo o que esta tem feito em prol da educação no concelho de Arronches, reiterando as excelentes condições concedidas pelo Município, que permitem ao agrupamento ser uma escola com resultados acima da média nacional. Terminadas estas intervenções mais formais, foram então entregues os prémios, no caso do primeiro ciclo, material escolar e no caso dos mais velhos, um apoio de natureza pecuniária. Para reconhecer publicamente o esforço dos estudantes, resta apenas dizer que, neste ano letivo de 2020/21, foram distinguidos: primeiro ciclo, ex-áqueo, Afonso Calca e Frederico Paulo; do segundo ciclo, Juliana Brito; do terceiro ciclo, Maria Raposo; do ensino secundário, João Dias; do ensino superior politécnico, Carolina Semedo e do ensino superior universitário, Márcia Aranha.
1234
...