Ir para Conteúdo

Notícias

Alunos receberam livros escolares
21 set '22 | Educação
Alunos receberam livros escolares
À semelhança do que tem acontecido nos passados anos letivos, autarquia voltou a brindar os alunos do concelho com os cadernos de atividades das diversas disciplinas.   Dando seguimento à forte aposta que o Município tem feito na educação e na formação dos jovens de Arronches, a Câmara Municipal voltou, neste ano letivo 2022/23, a oferecer aos alunos do concelho os cadernos de atividades das mais diversas disciplinas que compõem o plano de estudos do Agrupamento de Escolas de Arronches. Este é um apoio que se repete ano após ano e que procura ser um complemento àquilo que é feito pelo Ministério de Educação, que oferece os manuais escolares aos alunos do 1.º Ciclo e que colmata as faltas que existam na Bolsa de Livros dos agrupamentos, destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos. As crianças receberam então, nesta terça-feira, dia 20 de setembro, os referidos cadernos de atividades, tendo sido entregues pela Direção do Agrupamento de Escolas, representada pela diretora Ana Maria Reis e pela adjunta Cremilde Romão que, sala a sala, distribuíram os livros pelas turmas. De realçar que, com este apoio, foram contemplados um total de 187 alunos, o que significou um investimento total de 10.140,91€. A Câmara Municipal aproveita para desejar a todos os alunos um excelente ano letivo, repleto de sucesso, dando assim seguimento aos excelentes resultados que o Agrupamento de Escolas de Arronches tem apresentado nos últimos anos.   Nota: Fotografias gentilmente cedidas pelo Agrupamento de Escolas de Arronches.
Alunos do concelho destacados pelo desempenho escolar
19 set '22 | Educação
Alunos do concelho destacados pelo desempenho escolar
Câmara Municipal procedeu à atribuição dos Prémios de Mérito referentes ao ano letivo 2020/21.   O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches recebeu na tarde da passada quinta-feira, dia 15 de setembro, a cerimónia de entrega de Prémios de Mérito a Estudantes do Ensino Básico, Secundário e Superior referentes a 2020/21, destacando assim os alunos que melhores desempenhos escolares conseguiram nesse ano letivo. A sessão iniciou com uma breve intervenção do presidente do Município de Arronches, João Crespo, acompanhado naquele momento pelo vice-presidente e pela vereadora da Câmara Municipal, respetivamente Paulo Furtado e Maria João Fernandes, pelo chefe da Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal, Paulo Trindade e ainda pela presidente da Direção do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis. Agradecendo a comparência dos alunos ou, no caso daqueles que não puderam estar presentes, dos seus pais, o autarca justificou que este foi um procedimento mais demorado do que o Município desejava, mas que isso se deve à alteração do regulamento deste apoio, que já está atualmente em revisão para facilitar e acelerar o processo. João Crespo referiu depois que este é um momento muito importante, porque é o reconhecimento público do mérito dos alunos, cujos resultados são cada vez melhores, algo que é bastante gratificante para a autarquia, que tem desenvolvido uma forte aposta na educação, algo que continuará a fazer, uma vez que este esforço obviamente se encontra a gerar resultados. Por sua vez, Ana Maria Reis classificou este como um momento de enorme orgulho, para o qual tanto tem trabalhado ao longo da sua carreira na educação. Sublinhando as palavras do presidente da Câmara Municipal, a diretora do Agrupamento de Escolas reconheceu o trabalho destes alunos, aproveitando para felicitar igualmente as suas famílias, que muito fizeram por merecer este reconhecimento público, desejando ainda que continuem a trabalhar para dar seguimento a estes resultados. A professora não deixou ainda de agradecer à autarquia por tudo o que esta tem feito em prol da educação no concelho de Arronches, reiterando as excelentes condições concedidas pelo Município, que permitem ao agrupamento ser uma escola com resultados acima da média nacional. Terminadas estas intervenções mais formais, foram então entregues os prémios, no caso do primeiro ciclo, material escolar e no caso dos mais velhos, um apoio de natureza pecuniária. Para reconhecer publicamente o esforço dos estudantes, resta apenas dizer que, neste ano letivo de 2020/21, foram distinguidos: primeiro ciclo, ex-áqueo, Afonso Calca e Frederico Paulo; do segundo ciclo, Juliana Brito; do terceiro ciclo, Maria Raposo; do ensino secundário, João Dias; do ensino superior politécnico, Carolina Semedo e do ensino superior universitário, Márcia Aranha.
Comemorações do Dia da Criança deram brilho a um dia cinzento
02 jun '22 | Educação
Comemorações do Dia da Criança deram brilho a um dia cinzento
Apesar das condições meteorológicas adversas, autarquia não deixou de proporcionar uma manhã cheia de diversão às crianças de Arronches.   O Dia Mundial da Criança é uma data que a Câmara Municipal de Arronches nunca deixa passar em claro e na qual aproveita para, com diversas atividades que variam de ano para ano, proporcionar um dia diferente, cheio de diversão, às crianças do concelho, desde as que se encontram integradas no Agrupamento de Escolas de Arronches às que pertencem a instituições como o Centro de Bem-Estar Social ou a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção. Embora a autarquia tivesse inicialmente previsto que as atividades se desenrolassem na Zona Ribeirinha de Arronches, os planos tiveram de ser alterados devido às condições meteorológicas adversas, o que levou a que fossem utilizadas as instalações do Pavilhão Gimnodesportivo de Arronches e da Piscina Municipal Miguel Lagarto. Nesses locais, as crianças do concelho puderam divertir-se com atividades como insufláveis, parede de escalada, bungee jumping, onda mecânica, barquinhos, canoagem, esta última realizada em parceria entre a CPCJ de Arronches e o Centro de Atividades Ocupacionais do CBES. No exterior, apesar da chuva, os Bombeiros Voluntários de Arronches levaram os petizes a dar uma volta nas suas viaturas, colaborando uma vez mais com o Município na realização desta iniciativa. Numa das novidades deste ano, os mais gulosos tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de uma pequena caixa de pipocas. De realçar também a participação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches, que esteve presente com um balcão para oferecer a meio da manhã um reforço alimentício aos jovens.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Prémios entregues aos ‘Empreendedores da Poupança’
24 mar '22 | Educação
Prémios entregues aos ‘Empreendedores da Poupança’
Crianças distinguiram-se no concurso promovido pelo Agrupamento de Escolas e pelo Programa Coração Mágico – CLDS 4G Arronches, em parceria com a autarquia e com Grupo Crédito Agrícola.   O Agrupamento de Escolas de Arronches e o Programa ‘Coração Mágico’ – CLDS 4G Arronches, em parceria com o Município de Arronches e com o Grupo Crédito Agrícola, levaram a efeito a primeira edição do concurso ‘Empreendedores da Poupança’, numa iniciativa que teve início no dia 31 de outubro do ano transato, data em que se comemora precisamente o Dia Mundial da Poupança. A iniciativa propunha aos jovens participantes a definição de um objetivo e a delineação de uma estratégia para atingir esse mesmo objetivo, com os vencedores a serem encontrados através de avaliação com base em critérios como a qualidade científica e relevância, a viabilidade e exequibilidade, a originalidade, criatividade na apresentação e o enquadramento de questões solidárias. Divididos pelas categorias de “Empreendedor da Poupança Benjamim” para alunos do 2.º ciclo, “Empreendedor da Poupança Júnior” para alunos do 3.º ciclo e “Empreendedor da Poupança Jovem” para alunos do Ensino Secundário, os grandes vencedores foram, respetivamente, Beatriz Ventura, Diogo Carvalho e Emanuel Coimbra. A entrega de prémios decorreu nesta quinta-feira, dia 24 de março, na Biblioteca Municipal de Arronches, tendo participado na mesma a vereadora da Câmara Municipal, Maria João Fernandes, Lúcia Barbas e Ana Paula Costa, respetivamente coordenadora e técnica do Programa ‘Coração Mágico’ – CLDS 4G Arronches e ainda Fátima Ramalho, representante do Grupo Crédito Agrícola. De realçar que, embora estivesse prevista a presença de um membro da Direção do Agrupamento de Escolas nesta cerimónia, a mesma acabou por não se verificar por indisponibilidade de agenda.
123
...