Ir para Conteúdo

Notícias

Já se festeja o Carnaval em Arronches
09 fev '24 | Educação
Já se festeja o Carnaval em Arronches
Comunidade escolar e instituições locais aproveitaram o final da semana para dar início às festividades carnavalescas no concelho.   Tal como habitualmente acontece na semana que antecede a mini pausa do entrudo no calendário escolar de cada ano letivo, Arronches já começou a celebrar o Carnaval, com festejos que envolveram a comunidade do Agrupamento de Escolas, as crianças do pré-escolar e utentes do Centro de Bem-Estar Social e, ainda, a turma da Academia Sénior local. Foi precisamente a Academia Sénior a dar início às comemorações carnavalescas, realizando, na passada quarta-feira, dia 7 de fevereiro, um baile no qual marcaram presença os alunos, a coordenação e os dinamizadores da instituição, cada um envergando um traje à sua escolha, numa variedade de personagens que divertiu todos os que participaram nesta festa, na qual não faltou um lanche convívio para retemperar energia de tanta dança. Já o habitual desfile que percorre as ruas da vila de Arronches não se realizou nos moldes habituais devido às condições meteorológicas adversas que afetaram a região durante esta sexta-feira, dia 9, data prevista para a realização do mesmo. Contudo, sabendo da importância desta atividade, quer para as crianças, quer para os seus familiares e amigos, a autarquia tratou de arranjar solução para que o mesmo fosse uma realidade. Assim, o Pavilhão Gimnodesportivo foi o local escolhido para que o corso carnavalesco se pudesse exibir perante a população. Na quadra do recinto, desfilaram as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Arronches e as crianças do pré-escolar e utentes do Centro de Bem-Estar Social, tendo, como pano de fundo, ‘A Escola dos Nossos Avós’. Apesar desta alteração, o público presente deu por bem empregado o seu tempo, a julgar pelo esgar, misto de felicidade e orgulho, evidenciado por cada um dos presentes na, completamente lotada, bancada do referido equipamento desportivo, correspondendo as crianças com a alegria que lhes é característica, numa combinação que justificou em pleno todo o esforço do Município na tomada de diligências para que este desfile, apesar do tempo chuvoso, se pudesse realizar condignamente. De realçar que as festividades de Carnaval vão prosseguir em Arronches, com diversas atividades organizadas pelas associações do concelho.   Nota: Mais imagens no álbum de fotos completo nas páginas do Facebook do Município de Arronches e da Academia Sénior de Arronches..
‘Laboratório de Ensino’ de novo em Arronches
06 fev '24 | Educação
‘Laboratório de Ensino’ de novo em Arronches
Concelho volta a receber um grupo de alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.   O concelho de Arronches e as suas instituições educativas, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Arronches, vão receber mais uma edição do projeto promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, denominado ‘Laboratório de Ensino’. Acompanhados por Fátima Velez de Castro, natural de Arronches e docente na referida instituição de ensino superior, os quatro alunos que participam nesta edição do projeto deslocaram-se ao edifício dos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo executivo autárquico, representado na ocasião pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, na tarde desta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. A professora aproveitou a oportunidade para agradecer uma vez mais à autarquia por todo o apoio cedido ao longo de todas estas edições, dando então a conhecer algumas das atividades que se irão desenrolar ao longo da corrente semana, período em que o projeto estará a decorrer. Fátima Velez de Castro solicitou então aos estudantes uma breve apresentação e aquilo que são as suas expetativas durante estes dias em Arronches. Por sua vez, o presidente do Município, em nome de todo o executivo, explicou que é sempre um gosto para a autarquia receber este tipo de projetos, uma vez que é o reconhecimento da valia de Arronches e da forma como se trabalha bem no concelho, não só na autarquia como nas restantes instituições, uma qualidade de vida devidamente reconhecida em estudos independentes. João Crespo afirmou ainda que a autarquia está disponível para continuar a ceder todo a apoio a este projeto, tal como tem vindo a acontecer até então. No final desta breve reunião, Fátima Velez de Castro entregou uma pequena oferta simbólica à Câmara Municipal, que retribuiu com a oferta de um saco composto por brindes publicitários mais indicados para o estudo como canetas e blocos de apontamentos, bem como por duas obras literárias sobre Arronches.
Educ’arte oferece solução durante o período de Carnaval
26 jan '24 | Educação
Educ’arte oferece solução durante o período de Carnaval
Durante os dois dias em que o ano letivo irá estar interrompido, crianças poderão voltar a usufruir do Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres.   Na senda daquilo que habitualmente acontece em cada ano letivo, o calendário escolar irá ser interrompido durante o período de carnaval, com os alunos a ter direito aos dias 12 e 14 de fevereiro, precisamente aqueles que limitam a terça-feira carnavalesca, em 2024 celebrada a 13 do referido mês. Sabendo que nem todos os encarregados de educação dispõem de solução para colocar os seus educandos durante o período laboral, o Município de Arronches vai alterar o horário de funcionamento do Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres, denominado ‘Educ’arte’, oferecendo assim, durante os supracitados dois dias, um apoio aos pais e responsáveis pelas crianças. Assim, conforme anunciado aquando do lançamento do mesmo, durante as interrupções letivas, este serviço municipal vai prolongar-se entre as 09H00 e as 17H30, devendo os interessados (que ainda não o fizeram) fazer a inscrição junto dos serviços de Ação Social do Município de Arronches. No entanto, os encarregados de educação que já procederam à inscrição para este período no início do ano letivo, deverão confirmar a participação dos seus educandos. A ficha de inscrição e as normas de funcionamento podem ser encontradas no site do Município de Arronches, através da seguinte ligação: https://tinyurl.com/mr28wsv2.
Autarquia presenteia crianças na partida para a pausa natalícia
19 dez '23 | Educação
Autarquia presenteia crianças na partida para a pausa natalícia
No último dia antes das férias de Natal, alunos do concelho presenciaram um musical e receberam uma oferta do Município de Arronches.   Pese embora o ano letivo se divida em semestres, a pausa natalícia mantém-se no calendário escolar e a autarquia não podia deixar passar esta quadra sem proporcionar um momento lúdico aos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho, oferecendo ainda um presente a todas as crianças. Foi então no último dia de aulas, sexta-feira, dia 15 de dezembro, que o executivo municipal, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, começou por fazer companhia à mítica figura do Pai Natal na visita às instalações do Centro de Bem Estar Social de Arronches, onde além das educadoras e auxiliares, foi ainda recebido pelo vice-presidente da referida instituição, Carlos Ramos. Na visita às salas, houve alguma surpresa e estupefação, sendo predominante a alegria dos petizes na hora de receber a sua prenda. À tarde, voltou a ser no auditório do Centro Cultural, que os mais velhos foram presenteados, após a exibição do musical infantil ‘Aladino’, encenado pela companhia ‘Rituais dell Arte’, que mais uma regressou a Arronches para fazer as delícias das crianças do concelho. Presentes na sala, os supracitados membros do executivo autárquico aproveitaram o momento para desejar umas festas felizes e a continuação de um excelente ano letivo à plateia, composta pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches e do pré-escolar do Centro de Bem Estar Social, acompanhados pelos respetivos professores e educadores.
Educ’arte mantém-se em funcionamento durante as férias de Natal
21 nov '23 | Educação
Educ’arte mantém-se em funcionamento durante as férias de Natal
Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres irá estar disponível para crianças do pré-escolar ao segundo ciclo, residentes no concelho ou matriculados nos estabelecimentos de ensino de Arronches.   Continuando a prestar apoio aos encarregados de educação, a Câmara Municipal vai, durante o período não letivo, manter o Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres, denominado ‘Educ’Arte’, em funcionamento, destinando-se o serviço às crianças residentes no concelho ou que se encontram a frequentar o pré-escolar, primeiro e segundo ciclos nos estabelecimentos de ensino de Arronches. Tal como oportunamente anunciado aquando da apresentação do programa, para quem já se encontra inscrito, a mensalidade será reduzida para metade do valor, sendo gratuita para quem apenas usufruir do serviço durante as férias escolares, disponibilizando assim a autarquia as mesmas condições a todos os interessados. Ao longo das duas semanas sem atividades letivas, o Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres vai funcionar entre as 09H00 e as 17H30, estando o período de inscrições aberto até ao próximo dia 14 de dezembro, com as mesmas a poder ser efetuadas junto dos serviços de Ação Social do Município de Arronches. A ficha de inscrição e as normas de funcionamento podem ser encontradas no site do Município de Arronches, através da seguinte ligação:  https://tinyurl.com/mr28wsv2.
Município reforça apoio à educação
14 set '23 | Educação
Município reforça apoio à educação
Na semana em que se inicia o novo letivo, entre outras medidas já implementadas e que sofreram melhorias, autarquia lança programa de apoio ao estudo e ocupação de tempos livres.   Com o novo ano letivo a iniciar-se durante a corrente semana, o Município de Arronches, cujo agrupamento de escolas foi recentemente distinguido como o melhor ensino público do distrito, vai continuar a dar as melhores condições aos estudantes, reforçando ainda mais o apoio à educação, desta feita com o lançamento do programa de apoio ao estudo e ocupação de tempos livres, algo que era um compromisso já assumido para com a população. Este programa junta-se a outras medidas já implementadas, tais como a oferta dos cadernos escolares aos alunos do concelho, algo que aconteceu no Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, onde o executivo autárquico, acompanhado pela direção do Agrupamento de Escolas, se deslocou a cada uma das salas para entregar pessoalmente os livros a cada uma das 202 crianças contempladas, naquilo que foi um investimento total de 12.305,55€. Também os estudantes do ensino secundário vão continuar a beneficiar de apoios municipais, mantendo-se o desconto adicional de 25% no valor dos passes escolares para os alunos do concelho a frequentar a escola em Portalegre, significando assim que os encarregados de educação ficam livres de qualquer encargo com o transporte dos seus educandos. Já no ensino superior, foi aumentado o número de bolsas de estudo que a autarquia vai conceder para o ano letivo 2023/24. Ao abrigo do novo regulamento, o Município de Arronches vai atribuir 50 bolsas de estudo a alunos frequentem estabelecimentos de ensino superior em licenciaturas ou mestrado e 10 bolsas aos alunos que frequentem Cursos Técnicos Superiores Profissionais, encontrando-se já aberto o período de candidaturas ao procedimento. Numa medida que engloba todos os ciclos de ensino, a Câmara Municipal já se encontra a trabalhar no procedimento de atribuição de prémios de mérito, distinções que no caso do ensino básico estão indexadas ao quadro de mérito do Agrupamento de Escolas e que no caso do ensino secundário e superior será através de candidatura, sendo as informações para a mesma oportunamente divulgadas. De realçar que, também o respetivo regulamento foi alterado, de modo a beneficiar ainda mais os alunos contemplados. Regressando àquilo que será o programa de apoio ao estudo e ocupação de tempos livres, denominado ‘Educ’Arte’, o mesmo resume-se a um serviço educativo, desportivo, cultural e recreativo complementar e destina-se a residentes no concelho ou a alunos matriculados no pré-escolar, ensino básico em estabelecimentos educativos de Arronches. No período letivo, este programa vai funcionar entre as 14H00 e as 19H00 e durante as interrupções letivas entre as 09H00 e as 17H30. O regulamento do programa já foi aprovado pelo executivo, carecendo ainda do parecer da Assembleia Municipal. Contudo, a autarquia vai abrir um período de pré-inscrições entre 18 e 28 de setembro, para que possa ser conhecido um número total de interessados. Todas estas medidas refletem a forte aposta que a Câmara Municipal tem vindo a fazer na educação e à qual irá continuar a dar continuidade, reconhecendo a importância que a formação académica dos jovens vai ter no seu futuro. O Município de Arronches aproveita ainda para, publicamente, desejar a todos os alunos do concelho um ano letivo recheado de sucesso.
Conselho Municipal da Educação reuniu nesta sexta-feira
28 jul '23 | Educação
Conselho Municipal da Educação reuniu nesta sexta-feira
Representantes das diversas entidades que compõem a instância de coordenação e consulta deslocaram-se à Câmara Municipal para nova sessão de trabalho.   Os representantes das entidades que compõem o Conselho Municipal da Educação de Arronches estiveram na manhã desta sexta-feira, dia 28 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Município, para levar a efeito mais uma reunião ordinária da referida instância de coordenação e consulta. Desta forma, no referido espaço, marcaram presença o presidente do Município, que preside igualmente ao Conselho Municipal da Educação, João Crespo, o presidente da Assembleia Municipal, José Bigares, o representante das Juntas de Freguesia do concelho, Luís Janeiro, a diretora do Agrupamento de Escolas local, Ana Maria Reis, o representante do pessoal docente do ensino básico, José Monteiro, o representante das instituições particulares de solidariedade social do concelho, Pedro Henriques, o representante dos serviços públicos de saúde, Eliseo Senante, a representante dos serviços de segurança social, Maude Morgado, a representante dos serviços de emprego e formação profissional, Georgina Silva e o representante das forças de segurança, Carlos Ferreira. Após aprovada a ata da sessão anterior e, entre outros assuntos de interesse abordados, os referidos integrantes do Conselho Municipal da Educação começaram por discutir o Plano Intermunicipal de Transportes Escolares do Alto Alentejo para o ano letivo de 2023/2024. Finalmente, a convite da instância, estiveram na sessão as professoras do Instituto Politécnico de Portalegre, Adelaide Proença e Luísa Carvalho, como representantes do consórcio ISCTE/IPP/CEDRU para apresentar a Carta Educativa de Arronches. De realçar que os supracitados documentos em discussão foram aprovados pela totalidade dos presentes.