Ir para Conteúdo

Notícias

Corta-mato escolar teve lugar na Zona Desportiva
18 nov '21 | Educação
Corta-mato escolar teve lugar na Zona Desportiva
Agrupamento de Escolas de Arronches realizou prova que volta, neste ano letivo, a fazer parte do programa anual do Desporto Escolar.   Depois de não se ter realizado no passado ano letivo, devido às medidas de contingência adotadas para evitar a propagação do coronavírus que continua a colocar em alerta toda a população, a prova de corta-mato voltou, neste ano letivo de 2021/22, a fazer parte do programa anual do Desporto Escolar. Como não podia deixar de ser, o Agrupamento de Escolas de Arronches não ficou de fora da iniciativa e levou a efeito a fase concelhia desta modalidade de atletismo na manhã desta quarta-feira, dia 17 de novembro, tendo as provas sido disputadas na Zona Desportiva, aproveitando o circuito de manutenção traçado recentemente pela autarquia. Seguindo o regulamento que se mantém de ano para ano, os alunos foram distribuídos por escalões etários, com os primeiros a apurarem-se para a fase distrital e posteriormente para a fase nacional. Uma vez mais esta prova contou com uma considerável assistência onde se encontravam muitos familiares e amigos dos alunos que ficaram igualmente a assistir à entrega de prémios, na qual estiveram os executivos da Câmara Municipal, representado pelo presidente João Crespo e pelo vice-presidente Paulo Furtado e do Agrupamento de Escolas, nas pessoas da sua diretora, Ana Maria Reis, do subdiretor, João Garrinhas e da adjunta, Cristina Sala, tendo ainda estado presentes os professores de educação física daquele estabelecimento de ensino. Além da colaboração do Município de Arronches, esta manhã contou com a cooperação de uma equipa da corporação dos Bombeiros Voluntários de Arronches, auxiliando os participantes que necessitaram de assistência, garantindo assim que tudo corria pelo melhor.   Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Alunos de excelência reconhecidos pelo Município
11 jun '21 | Educação
Alunos de excelência reconhecidos pelo Município
Prémios de Mérito foram entregues aos estudantes do concelho que se distinguiram durante o ano letivo 2019/20.   O Município de Arronches, juntamente com o Agrupamento de Escolas de Arronches, distinguiu na tarde desta quarta-feira, dia 9 de junho, os alunos que mais se destacaram no desempenho escolar ao longo do ano letivo 2019/20. Ao executivo da autarquia, representado pela presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez, juntou-se a diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis, tendo os jovens munícipes, acompanhados pelos encarregados de educação, sido recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Antes da entrega dos prémios aos estudantes ou aos seus encarregados de educação, no caso daqueles que não puderam estar na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal dirigiu algumas palavras aos presentes, nas quais sublinhou a forte aposta da autarquia na educação, destacando as excelentes condições existentes no Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, lembrando que a formação dos jovens é fundamental para o seu futuro. Fermelinda Carvalho referiu ainda que estes prémios, mais do que pelo seu valor, devem orgulhar quem os conquista porque simbolizam o alcançar de bons resultados ao longo do ano de trabalho, sendo um incentivo para todos os alunos. A edil de Arronches terminou felicitando os jovens e também os encarregados de educação por esta importante conquista. Também a diretora do Agrupamento de Escolas aproveitou a ocasião para demonstrar o grande orgulho que esta cerimónia é para si e o quão gratificante é acompanhar o desenvolvimento dos jovens de Arronches ao longo do seu percurso escolar. Ana Maria Reis realçou que todas os alunos têm o seu mérito, mas quem se destaca merece este reconhecimento, não deixando de dizer que é importante continuar com empenho para ganhar maior competência e atingir todos os objetivos a que os jovens se propõem. Por fim, uma palavra de apreço para as famílias, porque sem o apoio familiar nada disto seria possível. Distinguidos neste ano letivo de 2019/20 foram: do primeiro ciclo, ex-áqueo, Ariana Lopes e José Feiteira; do segundo ciclo, ex-áqueo, Maria Gravito e Maria Patrício; do ensino secundário, Ângela Conceição; do ensino superior politécnico, Beatriz Trindade e do ensino superior universitário, Márcia Aranha.
Sessões de teatro na comemoração do Dia da Criança
01 jun '21 | Educação
Sessões de teatro na comemoração do Dia da Criança
Câmara Municipal de Arronches trouxe ‘O Principezinho’ ao auditório do Centro Cultural e proporcionou um dia diferente às crianças do concelho.   A pandemia que tem afetado o quotidiano do país e do mundo continua a inspirar todos os cuidados e impõe o cumprimento de todas as normas de segurança para prevenir e evitar a propagação do vírus. Porém, chegados ao primeiro dia de junho, data em que se comemora o Dia Mundial da Criança, o Município de Arronches não quis deixar passar a data em claro e promoveu o regresso do teatro infantojuvenil ao auditório do Centro Cultural. Em palco estiveram os atores da companhia ‘ADN de Palco’ que apresentaram a sua versão musical da obra ‘O Principezinho’ de Antoine Saint-Exupéry em três sessões distribuídas ao longo desta terça-feira, para que as crianças pudessem ser distribuídas pelo auditório, cumprindo as regras do distanciamento social, não descurando o uso da máscara e a higienização das mãos. Conforme explicado pela presidente do Município, Fermelinda Carvalho, que aproveitou para desejar uma data feliz a todos os presentes, esta foi uma forma de, não existindo hipótese de assinalar a efeméride com as atividades que normalmente organizadas pelo Município, comemorar este dia com algo diferente, embora de forma mais contida, sendo, porém, do agrado dos presentes, a julgar pela ovação prestada aos autores. As declarações da edil foram sublinhadas pelo vice-presidente da autarquia, João Crespo que também esteve nestas sessões de teatro, juntamente com os vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez, aproveitando o executivo para entregar uma lembrança aos jovens do concelho. Além destas ofertas do Município, também a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches e o Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4.ª Geração – ‘Coração Mágico’ procederam à oferta de uns mimos às crianças que estiveram nestas sessões e que foram os alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches e as crianças e jovens do Centro de Bem-Estar Social de Arronches. Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.
Município distinguiu alunos de excelência
25 set '20 | Educação
Município distinguiu alunos de excelência
Cerimónia decorreu na tarde desta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arronches.
A Câmara Municipal de Arronches entregou nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, os Prémios de Mérito a alunos do ensino básico, secundário e superior relativos ao ano letivo 2018/19, sendo que a demora nesta atribuição se justifica com a pandemia que continua a condicionar o dia-a-dia do país e do mundo, mas principalmente com a alteração de alguns artigos no regulamento, que agora tem em conta o Quadro de Mérito do Agrupamento de Escolas e diferencia ensino superior universitário e ensino superior politécnico, entre outras. Mais uma vez no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o executivo municipal, ali representado pela presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez, acompanhado pela diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis, recebeu os alunos premiados, que, em alguns casos, foram acompanhados pelos orgulhosos encarregados de educação. Antes da entrega dos referidos prémios, a edil de Arronches, dirigiu algumas palavras aos presentes. Fermelinda Carvalho começou por realçar que a autarquia investiu e continuará a investir numa área tão importante como a educação, elogiando por exemplo as condições do estabelecimento de ensino de que dispõe o Agrupamento de Escolas local. A presidente do Município disse ainda que é importante que os jovens estudantes sejam exigentes consigo mesmos e que queiram sempre mais, porque a formação é fundamental para o seu futuro, abrindo muitas portas a nível profissional. Finalizando a sua intervenção, a autarca congratulou os premiados, afirmando ainda que a entrega destes prémios deve ser mais um incentivo para todos os alunos arronchenses. Por sua vez, Ana Maria Reis parabenizou os alunos premiados, sublinhando a importância que receber um prémio de mérito tem no seu percurso escolar, porque é o reconhecimento do trabalho e do esforço feito ao longo de um ano letivo. A professora destacou também o papel dos encarregados de educação no desempenho dos alunos pelos muitos sacríficos feitos para dar as melhores condições aos seus educandos. Na opinião da diretora do Agrupamento de Escolas, é também muito importante saber conciliar o estudo com a vida pessoal e, dessa forma, ser um bom aluno e bom cidadão. No ano letivo a que os prémios atribuídos se referem, o de 2018/19, foram distinguidos: do primeiro ciclo, Margarida Casaca; do segundo ciclo, Miguel Liu; do terceiro ciclo, foram distinguidos ex-aequo João Serrano, Leonor Caldeira e Mariana Curvelo; do ensino secundário, Tiago Tavares; do ensino superior politécnico, Beatriz Trindade e do ensino superior universitário, Márcia Aranha.
12
...