Ir para Conteúdo

Notícias

Órgãos autárquicos apoiam na obtenção do Certificado Digital COVID
16 jul '21 | Covid-19
Órgãos autárquicos apoiam na obtenção do Certificado Digital COVID
Serviços da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do concelho auxiliam quem tiver dificuldade na obtenção do Certificado Digital COVID.   As diversas medidas impostas pelos governos europeus para evitar a propagação da infeção de Covid-19 têm levado à criação de normas de segurança que visam a contenção da pandemia. Uma dessas normas foi a criação do Certificado Digital COVID, documento implementado pela União Europeia. O Certificado Digital COVID visa facilitar a circulação livre e segura na União Europeia, promovendo a não aplicabilidade de medidas e restrições adicionais impostas pelo país de destino aquando de uma viagem, nomeadamente procedimentos de testagem e quarentena/isolamento profilático obrigatório, exigidos à chegada. Este documento divide-se em três tipos de certificado: o Certificado de Vacinação, que comprova que o cidadão foi vacinado contra a Covid-19; o Certificado de Testagem, que atesta que o cidadão realizou um teste à Covid-19 e o Certificado de Recuperação, que comprova que o cidadão recuperou da Covid-19. Levando em consideração que nem toda a população tem facilidade de acesso à internet, o Município de Arronches informa que os serviços municipais e as três juntas de freguesia do concelho estão disponíveis para ajudar os munícipes a obter o supracitado documento. Para o efeito, os interessados podem dirigir-se à Câmara Municipal ou às instalações das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança ou Mosteiros.
Mais de 170 munícipes vacinados nesta quinta-feira
04 jun '21 | Covid-19
Mais de 170 munícipes vacinados nesta quinta-feira
Estrutura Concelhia para Vacinação Comunitária recebeu neste 3 de junho o maior número de utentes num só dia, estando já a primeira dose administrada a cerca de metade da população do concelho.   Embora num feriado, tendo-se assinalado nesta quinta-feira, dia 3 de junho, o Dia do Corpo de Deus, a saúde não se negligencia e no concelho de Arronches deu-se mais um importante passo na luta para travar a propagação de infeção por Covid-19, com mais um dia de vacinação n’O Celeiro, espaço do Município que continua a funcionar como Estrutura Concelhia para Vacinação Comunitária. Desta feita, receberam a primeira dose da vacina Comirnaty, fabricada pela Pfizer/BioNTech, mais de 170 utentes, estando em Arronches o processo numa fase em que já se encontram a ser inoculados os cidadãos com 48 anos ou numa faixa etária mais baixa, mas com comorbilidades associadas. De sublinhar que, somando-se o dia de ontem, no concelho de Arronches, cerca de metade da população já tem administrada a primeira dose da vacina, estando as duas doses administradas a 923 utentes. Por estes dias, também já se encontram a ser vacinados os cidadãos que anteriormente testaram positivo a Covid-19 e que por essa razão só recebem uma dose da medicação. Como tem acontecido ao longo dos dias de vacinação, todo o processo continua a ser acompanhado pelo executivo e pelos técnicos da Câmara Municipal, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelos Bombeiros Voluntários de Arronches, que colaboram assim com os profissionais do Centro de Saúde de Arronches e da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, entidade responsável pelo procedimento e com quem deve ser esclarecida qualquer dúvida sobre o tema.
Autarquia prorroga medidas de apoio
13 mai '21 | Covid-19
Autarquia prorroga medidas de apoio
Período de vigência das medidas de apoio a munícipes e empresas foi alargado até ao próximo dia 31 de dezembro. Em vigor desde o mês de abril de 2020, as medidas de apoio a munícipes e a empresas instaladas no concelho implementadas pela Câmara Municipal de Arronches vão continuar a ser aplicadas, com o período de vigência a ser prorrogado até ao dia 31 de dezembro de 2021. Esta foi uma proposta aprovada pela unanimidade do executivo autárquico na reunião de Câmara da passada segunda-feira, sendo justificada pelo facto de ainda se fazerem sentir junto da população os impactos económicos negativos provocados pela pandemia de Covid-19. O Município de Arronches comunica assim que continuam em vigor as seguintes medidas: 1. Prorrogação do prazo de pagamento ao Município, das rendas mensais dos espaços comerciais/empresariais propriedade do mesmo, a liquidar até dezembro de 2021, até 31 de dezembro de 2021, sem penalização ou qualquer agravamento. No caso específico dos estabelecimentos que tenham sido encerrados por imposição legal, isentar o pagamento das rendas até que a mesma se mantenha em vigor; 2. Prorrogação do pagamento das rendas mensais de imoveis municipais destinados à habitação, a liquidar até dezembro de 2021, podendo ser pagas até 31 de dezembro de 2021, sem penalização ou qualquer agravamento, desde que requerido à Camara Municipal e em que seja demonstrado, por declaração do IEFP, situação de desemprego do titular do contrato, respetivo cônjuge ou equivalente, ou demonstração de perda abrupta comprovada de rendimento do agregado familiar; 3. Isenção, até 31 de dezembro de 2021, das taxas de ocupação da via pública, de licenciamento e averbamento de veículos afetos ao transporte em táxi, de esplanadas, de renovação de estabelecimentos comerciais e de restauração; 4. Alargamento de prazo de pagamento, sem aplicação juros ou qualquer penalização, de faturas de água, em caso de necessidade ou impossibilidade, até 31 de dezembro de 2021, em conformidade com o prolongamento aprovado em reunião de Câmara de 10 de maio de 2021; 5. Disponibilizar os serviços da autarquia para apoio a empresas, com o objetivo de minimizar os efeitos da paragem económica abrupta verificada, de planear e estimular a recuperação económica, atuando nas seguintes vertentes: a) Assegurar que as informações sobre apoios municipais, governamentais ou europeus sejam divulgadas e ajudar as empresas no acionamento desses apoios; b) Apoiar a elaboração de candidaturas a apoios, no caso de se verificar necessário; c) Acolhimento de sugestões por parte do próprio tecido económico; d) Prestar outros esclarecimentos às empresas e empresários relacionados com estas temáticas.
‘O Celeiro’ volta a receber utentes para vacinação
04 mai '21 | Covid-19
‘O Celeiro’ volta a receber utentes para vacinação
A partir desta terça-feira, encontra-se a ser administrada a segunda dose da Comirnaty, fabricada pela Pfizer/BioNTech à população que integra a segunda fase do Plano de Vacinação.   A Estrutura Concelhia de Vacinação de Comunitária de Arronches, a funcionar no edifício ‘O Celeiro’, está, a partir desta terça-feira, dia 4 de maio, novamente a receber os utentes que integram a segunda fase do Plano de Vacinação implementado pela Direção-Geral de Saúde. Para esta fase encontram-se a ser contactados pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano os utentes que receberam a primeira dose da vacina Comirnaty, fabricada pela Pfizer/BioNTech, seguindo o critério da faixa etária decrescente, ou seja, desde os utentes mais velhos aos mais novos, iniciando-se nos 79 anos, ou as pessoas com comorbilidades associadas, independentemente da idade. No local, aos profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e do Centro de Saúde de Arronches que procedem à administração da vacina propriamente dita, juntam-se no apoio aos utentes a Câmara Municipal de Arronches, desde o seu executivo aos seus colaboradores, o Serviço Municipal de Proteção Civil e ainda os Bombeiros Voluntários de Arronches. O Município de Arronches sublinha uma vez mais que que qualquer dúvida relacionada com o processo de vacinação deverá ser esclarecida junto da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.
Fronteiras do concelho reabertas
01 mai '21 | Covid-19
Fronteiras do concelho reabertas
Tal como a generalidade do país, Arronches entrou na última fase de desconfinamento, tendo reaberto as fronteiras com Espanha no primeiro dia de maio. Seguindo as diretrizes governamentais, o concelho de Arronches entrou neste sábado na quarta fase de desconfinamento. Assim, desde as 00H00 deste primeiro dia do mês de maio, encontram-se reabertas as fronteiras com Espanha que se encontram na área deste município. Além desta novidade, às medidas que se encontravam em vigor desde o passado dia 16 de abril, aplicam-se ainda as seguintes regras:
  • Horários de funcionamento:
    • Restaurantes e espetáculos até às 22h30;
    • Comércio em geral: até às 21h00 nos dias de semana e até às 19h00 nos fins de semana e feriados.
  • Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas;
  • prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como e para todas a atividade física ao ar livre;
  • Os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene;
  • A lotação para casamentos e batizados passa a estar limitada a 50% do espaço.
  • Haverá ainda uma avaliação semanal, para averiguar se os concelhos cuja situação epidemiológica melhore podem avançar no desconfinamento.
Apesar da aplicação destas novas regras menos limitativas, o Município de Arronches alerta para a necessidade de continuarem a ser cumpridas todas as medidas de segurança, nomeadamente o uso da máscara, a higienização das mãos com frequência e o respeito pelo distanciamento social.