Ir para Conteúdo

Notícias

Município vai concluir a recuperação de um edifício na Rua do Arco
04 jan '23 | Obras Municipais
Município vai concluir a recuperação de um edifício na Rua do Arco
Passam então a ser duas as habitações que a Câmara Municipal se encontra a reabilitar num dos arruamentos mais emblemáticos do centro histórico.   Depois de ter sido iniciada por administração direta, a empreitada de reabilitação dos edifícios com o número 11 e 13 da Rua do Arco foi agora adjudicada a um empresário do ramo de construção civil, que irá realizar os acabamentos para deixar os referidos fogos prontos a ser habitados. O contrato de adjudicação da obra foi assinado na tarde desta terça-feira, dia 3 de janeiro, tendo estado presente nos Paços do Concelho de Arronches, o empresário que irá avançar com a empreitada, Luís Gonçalves, que foi recebido pelo presidente da autarquia, João Crespo, acompanhado pelo chefe da Divisão Administrativa e Financeira, Paulo Trindade e pela técnica da Divisão de Obras e Serviços Urbanos da Câmara Municipal, Dulce Bigares. Esta empreitada de recuperação de mais uma casa devoluta, na qual o Município de Arronches vai investir a importância de 102.810,04€, vem dar continuidade àquilo que é o compromisso assumido pelo executivo para com a população de revitalizar o centro histórico da vila, valorizando-o não só a nível estético, como também através da disponibilização das habitações reabilitadas para arrendamento a famílias jovens. De relembrar que a autarquia já se encontra a recuperar outra moradia na Rua do Arco, esperando iniciar em breve as obras para reabilitação das habitações adquiridas anteriormente e que se situam na Rua Almirante Cândido dos Reis, popularmente conhecida como Rua do Paço.
Ponte do Marco recebe arranjo paisagístico
10 mai '22 | Obras Municipais
Ponte do Marco recebe arranjo paisagístico
Depois de assinado o contrato com o grupo que irá realizar a empreitada, a obra terá início nos próximos dias.   A Ponte Internacional do Marco, que une a freguesia de Esperança à localidade espanhola de La Codosera, tem sido cada vez mais procurada por quem visita o concelho de Arronches, que olha com curiosidade para aquela travessia, com cerca de três metros de comprimento, que liga Portugal e Espanha. Embora a infraestrutura tenha sido reconstruída no final da primeira década do Séc. XXI, a zona envolvente não acompanha a especiosidade da ponte em si, pelo que a Câmara Municipal de Arronches, ciente do potencial turístico deste ponto de interesse do concelho, decidiu avançar para a realização de um arranjo paisagístico naquela área. Assim, após concluído o concurso para a realização da referida requalificação, o Município de Arronches e o grupo ‘Tiago Velez, Sociedade Unipessoal, Ld.ª’ assinaram o contrato que oficializa a adjudicação da empreitada, tendo a autarquia estado representada pelo seu presidente, João Crespo, pelo chefe da Divisão Administrativa e Financeira, em regime de substituição, José Manuel Trindade e pelo técnico Eduardo Picado, enquanto por parte da empresa estiveram nos Paços do Concelho o gerente Tiago Velez e o engenheiro Ricardo Trindade. A realização desta obra vai justificar um investimento total de 37.311,98€ por parte do Município de Arronches.
Autarquia limpa terrenos junto à Zona Ribeirinha
04 fev '22 | Obras Municipais
Autarquia limpa terrenos junto à Zona Ribeirinha
Encosta da Ribeira de Arronches oposta ao passadiço que integra segunda fase do projeto da Zona Ribeirinha está a ser alvo de um processo de limpeza.   Como é do conhecimento público, a Câmara Municipal encontra-se neste momento a realizar diversas obras que serão seguramente uma mais-valia para o concelho, não só nos benefícios que irão trazer aos munícipes, mas que também funcionem como um convite para a visita a cada uma das três freguesias de Arronches. Uma dessas intervenções, que inclusivamente já se encontra na sua fase final, é a segunda fase da Zona Ribeirinha, com o arranjo das margens do Rio Caia e da Ribeira de Arronches desde a Ponte do Crato até à Ponte de Santa Maria, encontrando-se já edificado um passadiço em madeira, assim como as zonas de lazer que irão permitir a contemplação da paisagem, na qual se poderá observar de perfil a vila de Arronches. É precisamente com o intuito de proceder ao embelezamento dessa paisagem que a autarquia se encontra neste momento a proceder ao desmantelamento das construções edificadas na encosta da margem oposta à intervenção, popularmente conhecidas como “barracas de horta”. Esta solução foi devidamente comunicada aos ocupantes dos referidos espaços, estando a autarquia certa de que irá favorecer muito uma obra que, quando totalmente finalizada e pronta a utilizar, irá ser, segundo convicção do Município, do agrado de todos os arronchenses.