Ir para Conteúdo

Informação

Brasão:

Escudo: campo de prata.

Coroa Mural: de prata de três torres.

Listel: branco, com legenda a negro: “ESPERANÇA - ARRONCHES”.

Bandeira: verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Motivos: Flor de Lis - Lisonjas com Insculturas – Árvore

Flor de Lis: Representa o orago da freguesia, Nossa Senhora da Esperança assim como o topónimo.

Lisonjas com Insculturas: Representam os dois importantes abrigos com pinturas de arte rupestre: o abrigo de Vale de Junco, na Serra de Louções e o abrigo Pinho Monteiro, na herdade do Monte Novo. O primeiro remonta ao período Neolítico e está protegido como Monumento Nacional, através do Decreto n.º 251/70; já o de Pinho Monteiro trata-se de um abrigo rochoso com várias pinturas rupestres do tipo esquemático, onde se identificam figuras antropomórficas e ramiformes. Este abrigo foi descoberto por Jorge Pinho Monteiro em 1981 e encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público através do Decreto n.º 1/86.

Árvore: Representa a zona protegida do Parque Natural da Serra de S. Mamede, uma área com uma grande diversidade de habitats, bastante importante, sobretudo ao nível fitogeográfico, criado através do Decreto de Lei n.º 121/86 de 14 de Abril.


História:

Esperança é uma freguesia do concelho de Arronches, no distrito de Portalegre, que dista cerca de nove quilómetros da sede concelhia. A freguesia encontra-se inserida na zona protegida do Parque Natural da Serra de S. Mamede, uma área com uma grande diversidade de habitats, bastante importante sobretudo ao nível fitogeográfico, criado através do Decreto de Lei nº 121/86 de 14 de Abril. O orago desta freguesia é Nossa Senhora da Esperança, celebrada anualmente em romaria, no primeiro fim de semana de Agosto.

O povoamento do território da atual freguesia de Esperança é bastante remoto, sendo vários os vestígios arqueológicos que atestam a sua antiguidade. Um dos vestígios mais significativos são os vários conjuntos de arte rupestre aí existentes. Na freguesia existem pelo menos dois importantes abrigos com pinturas de arte rupestre: o abrigo de Vale de Junco, na Serra de Louções e o abrigo Pinho Monteiro, na Herdade do Monte Novo. O primeiro remonta ao período Neolítico e está protegido como Monumento Nacional, através do Decreto nº 251/70, publicado em Diário de Governo 129 de 03 de Junho de 1970; já o de Pinho Monteiro trata-se de um abrigo rochoso com várias pinturas rupestres do tipo esquemático, onde se identificam figuras antropomórficas e ramiformes. Este abrigo foi descoberto por Jorge Pinho Monteiro em 1981 e encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público, através do Decreto nº 1/86, publicado em Diário da República, em 3 de Janeiro de 1986.

Para além das referidas pinturas rupestres são de destacar, a nível patrimonial, na freguesia de Esperança, a Igreja Matriz, a Igreja do Rei Santo, várias fontes e a tradicional arquitetura da região.
A economia local centra-se na exploração agrícola, sendo a olivicultura e a pecuária as principais produções na freguesia de Esperança. Atividades de igual importância são também a exploração de cortiça, a panificação e o comércio.