Gestão da conduta de abastecimento ao Marco entregue às Águas do Alto Alentejo

19 out '22 | Ambiente

Concluída a empreitada e com a infraestrutura a funcionar em pleno, a mesma passou agora a ser gerida pela empresa intermunicipal responsável pela exploração e gestão dos sistemas ‘em baixa’ de abastecimento de água e saneamento de águas residuais no concelho.

O Município de Arronches procedeu ao longo dos últimos meses a uma intervenção que vem melhorar as condições dos munícipes cuja habitação se encontra entre a Esperança e o Marco, com a extensão da conduta de abastecimento de água até à Várzea Grande e posterior abastecimento do reservatório ali existente.

Esta é uma conduta constituída pelo troço inicial gravítico que faz a ligação a um primeiro reservatório agrupado a uma estação elevatória. Daí é feita a ligação ao supracitado reservatório do Marco, permitindo desta forma a construção de ramais e o abastecimento de todas as habitações daquela área com a mesma água que é distribuída em Esperança.

Com o término da empreitada e estando o equipamento a funcionar em pleno, a autarquia entregou a gestão da mesma à empresa intermunicipal responsável pela exploração e gestão dos sistemas ‘em baixa’ de abastecimento de água e saneamento de águas residuais no concelho, a ‘Águas do Alto Alentejo, E.I.M., S.A.’, conforme tinha sido anunciado pelo presidente do Município na última reunião do executivo camarário.

Para assinalar simbolicamente esta transição, o Município, representado pelo edil, João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelo técnico da Divisão de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo Picado, entregou as chaves da infraestrutura ao diretor de Águas e Saneamento da ‘Águas do Alto Alentejo, E.I.M., S.A.’, Rui Choças, estando ainda presentes os técnicos do grupo responsável pela execução da obra, a ‘Construções Correia Rodrigues, Lda.’, liderados pelo gerente António Rodrigues, que facultaram todas as informações necessárias para o bom funcionamento do equipamento.

De realçar que para a realização desta empreitada estava inicialmente previsto um investimento total de 163.502,21€, o qual foi totalmente financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, criado para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020, somando-se o valor de 24.475,30€, pelo facto de ter existido uma revisão de valores, motivada pelo aumento da taxa de inflação.