Ir para Conteúdo

‘Periferias’ de regresso a Arronches

21 jul '22 | Cultura

Concelho está a receber uma edição especial do 10.º Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara.

 

Volvido um ano desde a primeira colaboração entre o Município e a Associação Cultural ‘Periferias’ e a associação espanhola ‘Gato Pardo’, o concelho de Arronches encontra-se a receber nova edição especial do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara, precisamente denominado precisamente ‘Periferias’, que vai na sua décima edição.

Desta feita, o programa de Arronches iniciou-se nesta quarta-feira, dia 20 de julho, sob o lema ‘O Cinema somos nós’, com a maratona de filmes infantis no auditório do Centro Cultural, destacando-se, entre a assistência, as crianças que se encontram a frequentar o Centro Lúdico de Arronches e que assim tiveram oportunidade de desfrutar de uma manhã diferente.

Ainda nesta quarta-feira, mas à noite, as atenções viraram-se para o Largo da Igreja de Esperança, local onde foi exibido o documentário ‘Dispersos pelo Centro’ de António Aleixo, que contou com a participação especial de Tiago Pereira, do projeto ‘A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria’.

Antes, porém, o presidente do Município de Arronches, João Crespo e a diretora do Festival, Paula Duque, dirigiram umas palavras a todos os presentes. O edil de Arronches, começou por agradecer a comparência o público presente, realçando depois a importância deste projeto e a pertinência de trazer a boa cinematografia portuguesa a locais onde habitualmente não há cinema, sendo por isso uma iniciativa que conta desde a primeira hora com o apoio do Município.

Por sua vez, Paula Duque agradeceu a colaboração e receção prestada pela autarquia, falando depois um pouco daquilo que são os objetivos do festival, nomeadamente do enriquecimento cultural da população. A diretora do festival justificou também a escolha do documentário exibido, que classificou como uma “obra etnográfica” muito virada para a cultura tradicional. Paula Duque aproveitou ainda para elogiar Esperança, uma freguesia pela qual nutre especial carinho.

Depois da visualização do filme, a noite terminou com uma breve atuação do Grupo das Pedrinhas de Arronches.

De realçar ainda que esta edição especial do ‘Periferias’ em Arronches termina apenas no próximo sábado, dia 23 de julho, com o passeio pedestre pelo percurso 'Forte e Valorosa Vila de Arronches', que se inicia às 08H15. As inscrições para o mesmo podem ser efetuadas na Câmara Municipal ou através das redes sociais do Festival de Cinema 'Periferias'.