Executivo esteve reunido em Esperança

29 jun '22 | Institucional

Segunda reunião ordinária do mês de junho decorreu nas instalações da Junta de Freguesia esperancense nesta segunda-feira.

O executivo municipal, composto pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelos vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Nuno Costa, esteve reunido na tarde desta segunda-feira, dia 27 de junho, numa sessão que se realizou nas instalações da Junta de Freguesia de Esperança.

Antes da ordem do dia, o presidente do Município pediu a palavra para fazer uma breve referência a alguns assuntos relevantes para a comunidade de Arronches, tais como a entrada em funcionamento da conduta de água que liga a rede de Esperança ao lugar de Marco, a abertura do Centro Lúdico, o início da época balnear e ainda o balanço positivo das festas de São João que se encontram a decorrer e que muitos visitantes têm trazido ao concelho.

De seguida, foram deferidos os pedidos de apoio a associações e instituições da região para a realização das suas atividades, com destaque para aqueles que vão permitir a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Esperança e das Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, respetivamente em Esperança e Mosteiros ou do Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo integrado na próxima Feira de Atividades Económicas de Arronches.

Nesta fase, é também de destacar o apoio concedido à empresa Podium Events, entidade que se encontra a organizar a 83.ª Volta a Portugal em bicicleta e que vai trazer assim a segunda etapa da maior prova de ciclismo a nível nacional ao concelho de Arronches no próximo dia 6 de agosto.

O próximo assunto a ser discutido nesta reunião foi proposta que visa a alienação, em hasta pública, do Hotel Rural de Santo António por um valor inicial de 900.000,00€, ditado pela avaliação efetuada por um perito oficial. O executivo aprovou a proposta por unanimidade, tendo a mesma de ser ainda outorgada pela Assembleia Municipal na sua próxima reunião.

A Câmara Municipal tomou depois conhecimento da ata da comissão de análise do mais recente concurso para ocupação de espaços no Ninho de Empresas, o qual resultou na instalação de mais dois grupos empresariais no espaço.

Finalmente e antes da reunião terminar com o deferimento de mais quinze renovações e quatro novas concessões do Cartão Municipal do Idoso, o executivo camarário aprovou ainda a adesão do Município ao Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, que visa o apoio a emigrantes portugueses e lusodescendentes que queiram investir ou alargar a sua atividade económica em Portugal e empresários nacionais que queiram internacionalizar os seus negócios.