5.ª Quinzena Gastronómica do Porco

14 mar '22 | Gastronomia

Após dois anos em que não foi possível realizar a iniciativa, a Câmara Municipal de Arronches vai voltar a organizar a Quinzena Gastronómica do Porco, um evento que vai para a sua quinta edição e que vai ser o primeiro dos certames com o carimbo ‘Arronches com Sabor – Cozinha com Alma’ agendados para este ano de 2022, uma marca que pretende impulsionar a economia local e, neste caso em concreto, os seus estabelecimentos de restauração.

Nessa ótica, o Município vai contar, entre 18 e 27 de março, com a participação de 11 restaurantes das três freguesias do concelho, Assunção, Esperança e Mosteiros. Assim, estão inscritos para esta edição ‘A Cabana’, ‘A Estalagem’, o ‘Eminela’, o restaurante do ‘Hotel Rural de Santo António’, ‘O Fartouce’, ‘O Fosso’, ‘O Galinhas – Sede do Futebol Clube Mosteirense’, ‘O Valentim’, os ‘Sabores do Alentejo’, o ‘Sossega’ e a sede do ‘Sport Arronches e Benfica’.

Estes espaços, que têm vindo a inovar ano após ano com a criação de pratos sempre com a carne de porco como ingrediente principal, dispõem de uma ementa onde se encontram iguarias como Burras com Migas de Farinheira, Chili com Carne de Porco Preto, Rolinhos de Carne com Bacon, Iscas à Santo António, Bochechas Estufadas em Vinho Tinto, Lombetes com Coentros, Migas de Batata com Carne Frita, Pernil no Forno com Ervas Aromáticas, Sopa de Cachola, Papada Frita e Brás de Enchidos.

Esta quinta edição da Quinzena Gastronómica do Porco conta com um novo fator de dinamização, oferecendo aos interessados a hipótese de se deslocarem ao Monte da Faia para a realização de uma visita interpretativa a uma exploração de porco preto, mediante a marcação prévia com o proprietário, que apresentou disponibilidade para dar a conhecer a criação desta raça.

Com este evento gastronómico, o Município de Arronches endereça assim o convite para uma visita à região e, sobretudo, ao concelho, cuja população tão bem sabe receber e onde é ainda possível contemplar um vasto e valioso património histórico e cultural existente nesta terra.

Consulte as ementas no documento abaixo: