Ir para Conteúdo

Fibra ótica em todas as freguesias no próximo ano

12 out '21 | Sociedade

Intervenção vai aumentar a cobertura da rede no território do concelho, procedendo-se de igual forma à melhoria das infraestruturas já existentes.

 

O Município de Arronches e a ‘DSTelecom’ firmaram um acordo de parceria que visa o aumento da cobertura de rede, alargando a mesma até às freguesias de Esperança e Mosteiros, permitindo o acesso ao serviço de banda larga a mais de 90% dos agregados familiares do concelho até ao segundo semestre de 2022, o que permitirá maior largura de banda e melhor qualidade, eliminado assim as barreiras do tempo e do espaço, através da autoestrada digital.

Esta expansão, alinhada com o propósito de levar fibra ótica às localidades com menor densidade populacional, contribui, não só para a fixação da população, como também para a criação de novas oportunidades para a região, tornando-se motivo de atração e aumentando, assim, os benefícios económicos e sociais.

Assim, o contrato assinado com o grupo ‘DSTelecom, S.A’ para a prestação de serviços de ligação física em fibra ótica em dez pontos de interesse nos aglomerados urbanos de Esperança e Mosteiros, vai significar o investimento total de 119.925,00€ por parte da autarquia.

Por outro lado, nos últimos meses já têm estado a decorrer na sede de concelho trabalhos de ampliação da rede na freguesia de Assunção.

De acordo com a ‘DSTelecom’, no âmbito desta reformulação vão passar a existir mais 3 novos armários de rua (ROEs), cada um deles com capacidade para albergar até 432 clientes, procedendo-se também à substituição dos cabos existentes por cabos de elevada capacidade de fibra ótica e à construção de extensões de rede para zonas com pouca cobertura, dentro das manchas atuais, sendo igualmente construídos mais equipamentos de ligação de clientes (PLDs), com vista não só a aumentar a capacidade de ligação, mas também garantir uma maior harmonização dos cabos de drop já instalados.

De sublinhar ainda que o grupo ‘DSTelecom’ é um operador grossista de telecomunicações responsável pela construção e gestão da primeira e maior rede de fibra ótica FTTH multioperador da Europa, disponível para todos os operadores de telecomunicações.

 

Nota: Fotografia de arquivo.