Estela encontrada no concelho de Arronches

02 set '21 | Diversos

Proprietários do Monte do Rebôlo entraram em contacto com o Município depois da descoberta de uma estátua-menir antropomórfica.

Na área do concelho de Arronches têm sido descobertos, ao longo dos anos, valiosos artefactos com milhares de anos de existência. Nos anos mais recentes foi encontrada uma lápide votiva do séc. I a.C. no Monte do Coelho, que se juntou ao património existente na freguesia de Esperança, com destaque para as pinturas rupestres visitáveis na Lapa dos Gaivões ou para os diversos povoados, grutas, igrejas, antas ou abrigos constantes naquele terreno, no qual foi igualmente encontrada, pelo arqueólogo Henri Breuil, a estela antropomórfica de Nossa Senhora de Esperança, em 1917.

Voltando ao período atual, foi recentemente descoberta no Monte do Rebôlo, pelos proprietários do terreno, uma estátua-menir antropomórfica, que, após uma primeira observação efetuada por um arqueólogo especializado no assunto, se julga ser da Idade do Bronze, à semelhança da que foi encontrada em Esperança no início do século passado.

Os proprietários do Monte do Rebôlo entraram em contacto com o Município de Arronches, no sentido de doar o referido artefacto à autarquia para que possa estar disponível para ser apreciado por toda a população, existindo da parte da Câmara Municipal todo o interesse em colocar a estela em exposição num dos núcleos museológicos do concelho.

O Município de Arronches está naturalmente satisfeito com mais esta descoberta efetuada na área do concelho, ciente de que trará ainda mais notoriedade a esta região e já encetou contactos com uma instituição de ensino superior, tendo em vista o estudo do objeto agora encontrado.