Jardim do Fosso recebeu Exposição Canina

31 ago '21 | Sociedade

Concurso atraiu visitantes de vários países com cerca de quatro centenas de exemplares das mais variadas raças de cães em competição na vila de Arronches.

Depois de um ano de interregno pelas razões que são sobejamente conhecidas, o Jardim do Fosso voltou no passado sábado, dia 28 de agosto, a receber a Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo, certame, coorganizado pelo Município de Arronches, pela Associação de Criadores de Ovinos P3, pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos Raça Ile-de-France e pelo Clube Português de Canicultura, que vai na sua vigésima oitava edição e que desta feita contou com a participação de cerca de 400 canídeos de criadores e proprietários oriundos não só de todas as regiões portuguesas, como provenientes de países como Espanha, França e Suécia.

Perante o elevado número de exemplares participantes, mais cem em relação à última edição, o número de ringues distribuídos pelo Jardim do Fosso subiu de quatro para seis, existindo a obrigação de serem cumpridas, por parte dos concorrentes e dos muitos visitantes que estiveram ao longo do dia naquele espaço, todas as normas de segurança emanadas pela Direção-Geral de Saúde para evitar a propagação do coronavírus que continua a condicionar o dia-a-dia da população.

Divididos por raça, os cães em competição foram julgados pelos juízes Carlos Mocho, José Romão, Luís Catalan, Luís Gorjão-Henriques, Luís Pinto Teixeira e Pedro Delerue, tendo-se chegado posteriormente aos melhores da exposição, com destaque para atribuição dos prémios de Melhor Exemplar das Raças Portuguesas e Melhor Exemplar da Exposição.

Em relação ao Melhor Exemplar das Raças Portuguesas, o primeiro classificado foi o Perdigueiro Português, seguindo do Podengo Português Pequeno de Pelo Cerdoso e do Cão De Água Português. Já o Melhor Exemplar da Exposição foi o Samoiedo, ficando o segundo lugar para o Cão de Pastor de Brie, fechando o pódio o Schnauzer Miniatura Preto.

Na entrega dos respetivos prémios, além dos supracitados juízes, esteve o executivo do Município de Arronches, na pessoa da presidente Fermelinda Carvalho, do vice-presidente João Crespo e do vereador Paulo Furtado, o secretário da Assembleia Municipal, José Ramalho, o presidente da Associação Portuguesa de Criadores Ile-de-France e da Associação dos Criadores de Ovinos P3, José Romão e ainda o delegado do Clube Português de Canicultura, Rui Martins.

Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.