Município realiza trabalhos de manutenção nas Pinturas Rupestres

16 jul '21 | Obras Municipais

Estrutura contígua às grutas da Lapa dos Gaivões foi alvo de uma intervenção levada a efeitos pelos serviços municipais.

O concelho de Arronches apresenta no seu território um património histórico de grande valor que o Município procura preservar tanto quanto possível, fazendo a devida manutenção do mesmo sempre que se justificar. Foi isso que aconteceu durante os últimos dias na Serra dos Louções e, mais concretamente, na Lapa dos Gaivões onde se localiza uma das mais notáveis reproduções de pinturas rupestres de Portugal.

Com a estrutura a apresentar já algum desgaste, os serviços municipais procederam à reparação de algumas das tábuas que compõem o passadiço que permite admirar mais de perto as gravuras, tendo a madeira do passadiço sido devidamente envernizada com material próprio o efeito.

De relembrar que este abrigo ao ar livre, cuja visita merece ser complementada com uma passagem pelo Centro Interpretativo de Identidade Local da freguesia, contém pinturas rupestres com milhares de anos, reconhecendo-se silhuetas antropomórficas e zoomórficas, desenhos de mãos e outros sinais.