Arronches comemora o São João

25 jun '21 | Cultura

Embora sem a dimensão, por questões de segurança, que habitualmente as festas populares assumem no concelho, Câmara Municipal está a promover desde dia 23 até dia 28 várias iniciativas para assinalar a data.

Na vila de Arronches, o mês de junho é um dos períodos mais aguardados pela população, uma vez que é nessa altura que se costumam realizar as tradicionais festas de São João. Depois de no ano transato, a autarquia ter apenas assinalado a data de forma simbólica, neste ano de 2021, o Município pretendeu de alguma forma retomar um pouco aquilo que fazia anteriormente, ainda que mais comedidamente, uma vez que não podem ser descuradas as normas de segurança para evitar a propagação do coronavírus.

Desta forma, mantendo todas as preocupações com a saúde dos seus munícipes, o Município não pôde realizar os habituais bailes que tanta gente juntam no Jardim do Fosso, mas é precisamente nesse espaço, decorado a preceito, que estão concentradas as comemorações.

De dia 23 a dia 26, estarão naquela zona os altares de São João elaborados pelas instituições e coletividades do concelho, intercalados neste ano com expositores de produtos locais, regionais e artesanato, que aceitaram o repto da autarquia e ali estão a promover o seu comércio.

Nas duas primeiras noites, o recinto desportivo do espaço recebeu dois espetáculos integrados no programa ‘Cultura em Rede’ da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, sendo que na quarta-feira, dia 23, o serão ficou também marcado pelo espetáculo piromusical, a cargo da Piroctenia Oleirense, estrategicamente posicionado por cima da fortaleza e que bastante cativou os presentes.

O feriado municipal, dia 24, iniciou-se, como habitualmente, com a concentração de motas antigas do grupo ‘Os Fumaças’, que depois desfilaram pelas ruas da vila, por onde também seguiu a comitiva convidada depois de se ter reunido nos Paços do Concelho, onde decorreu o içar da bandeira de Arronches e da nação, respetivamente pela mão da presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho e do presidente da Assembleia Municipal, José Bigares, ao som do hino nacional tocado pela banda da Sociedade Recreativa e Musical Alegretense.

A volta pelas ruas da vila de Arronches terminou na Junta de Freguesia de Assunção, tendo-se inaugurado as instalações, depois da remodelação do espaço. No final da manhã, as atenções centraram-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, onde se realizou a Missa Solene.

No período do final da tarde, ficou também inaugurada a segunda fase do Ninho de Empresas de Arronches, espaço que colocará à disposição dos empresários da região mais cinco armazéns, com área variável entre 140,00 m² e os 170,00 m².

A grande atração deste feriado municipal foi o espetáculo multimédia, com música ao vivo, com iluminação arquitetural, a cargo da CreativeLed e com fogo de artificio sincronizado, responsabilidade de Piroctenia Oleirense, que fez as delícias do público que se deslocou à Praça da República.

As comemorações continuam nesta sexta-feira, dia 25 de junho com a inauguração do Espaço Multiusos do Rossio, pelas 19H00. Às 21H00, atua o grupo arronchense ‘Verde Maio’ no Jardim do Fosso. No sábado, dia 26, nova atuação do grupo da terra, desta feita com o Grupo das Pedrinhas de Arronches, igualmente no Jardim do Fosso, às 21H00.

As comemorações terminam na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, com o lançamento da primeira pedra da construção de Habitação Social em Esperança, no Loteamento das Pratas, algo que decorrerá pelas 19H00.

Nota: Consulte o álbum de fotos completo na página do Facebook do Município de Arronches.