Autarquia implementa Estratégia Local de Habitação

13 abr '21 | Sociedade

Projeto encontra-se numa fase inicial, pedindo-se a participação da população para a elaboração de um diagnóstico, tendo em vista a resolução de situações de carência, promovendo soluções habitacionais dignas para todos.

A Câmara Municipal de Arronches, com a colaboração do grupo ‘Blue Capital Advisors, Lda.’, encontra-se a elaborar uma Estratégia Local de Habitação, estando este projeto no seu início, numa fase em que se está a proceder à elaboração de uma base de diagnóstico das carências existentes, tendo em vista a definição das áreas de regeneração urbanas e as soluções habitacionais possíveis.

Com a implementação desta Estratégia Local de Habitação, o grande objetivo do Município passa por poder enquadrar candidaturas de cidadãos a programas de financiamento para promover soluções habitacionais dignas para todos, nomeadamente com base no ‘1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação’.

Nesta primeira fase, a autarquia apela à participação dos munícipes na resposta a um inquérito, o qual respeita a política de privacidade do inquirido, que pode ser respondido no site da Câmara Municipal (em https://forms.gle/pqKkWMaNv7gj8tNc8). Pretende-se que este formulário seja preenchido por todos os cidadãos que se encontrem em condições de:

• Precariedade (situações de violência, insolvência e pessoas sem abrigo);
  • Sobrelotação (habitação insuficiente para a composição do agregado);
  • Insalubridade e Insegurança (fogo sem condições de habitabilidade ou sem segurança de acessibilidade);
  • Inadequação (Incompatibilidade do fogo com pessoas nele residente);
  • Ou que possuam imóveis para reabilitar e colocar em arrendamento apoiado.

No caso de impossibilidade de responder ao questionário, todos os munícipes podem obter apoio no preenchimento do mesmo no Gabinete da Ação Social do Município de Arronches e nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros.