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Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

09 abr '21 | Sociedade

História do Laço Azul

Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham matado o seu neto de forma brutal por espancamento pela mãe e namorado. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Vamos Parar o Abuso Infantil!

 

Laços Azuis 2021

No âmbito da campanha de 2021, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens apresentou a canção “Serei o que me deres” com letra, música e interpretação de Madalena Alberto, arranjo musical de Pedro Alvadia e vídeo de Açucena Olivença Cotrim. Foi ainda criado o spot oficial da campanha.

Pode assistir aqui ao evento de abertura da campanha de 2021 que decorreu online e foi subordinado ao tema "Cuida Bem de Mim - Os Desafios da Primeira Infância".

 

Participe! Coloque um Laço Azul à sua janela!