Ir para Conteúdo

Município de Arronches indignado com poluição proveniente do “lagar” MIGASA, localizado no concelho vizinho de Monforte

25 mar '21 | Diversos

Desde o inicio da laboração da unidade industrial de processamento de bagaço de azeitona, um subproduto da fabricação de azeite, sediada no vizinho concelho de Monforte, que se tem vindo a sentir um mau cheiro, por vezes insuportável, no concelho de Arronches. Nos últimos dias, esta situação agravou-se, causando ainda mais incómodo a todos os residentes no concelho. O Município, atento a esta situação, informa que irá efetuar diligências no sentido de exigir à empresa a resolução deste problema, que tem vindo a incomodar toda a nossa população.

Para além do fumo e do mau cheiro, também evidenciamos que a estrada municipal que liga Arronches a Monforte, se está a degradar precocemente devido ao fluxo de veículos pesados que afluem ao lagar, tendo já havido necessidade, por várias vezes, de ser efetuada a limpeza da estrada devido a derrames provocados no transporte dos subprodutos.

No sentido de se tentar por termo a esta situação, que tanto mau estar e incomodo tem causado aos Arronchenses, iremos contactar a empresa MIGASA, proprietária da unidade fabril, o Ministério do Ambiente, e ainda o Município de Monforte, demostrando o nosso desagrado pela situação.

Arronches é um concelho que se tem distinguido, ao longo destes anos, pela qualidade de vida e, consequentemente, pela qualidade ambiental, tornando-se uma mais valia para quem cá reside e para quem nos vem visitar.

Mais adiantamos, que o executivo irá debater este assunto em sede de reunião de Câmara e Assembleia Municipal.